Oficina Brasil


Palio com marcha lenta alta e oscilando

Reparador fez a reforma no motor de um Palio 1997 com injeção Marelli 1G7

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Defeito: Reparador fez a reforma no motor de um Palio 1997 com injeção Marelli 1G7, e a marcha lenta passou a apresentar forte oscilação, e às vezes travava em 2.000 rpm. 

Diagnóstico: Foram aplicados uma série de componentes novos, incluindo a troca de 2 bobinas de ignição, 2 eletroinjetores, sensor MAF e de temperatura de água. Chicote e aterramentos foram revisados, entradas de ar falsas foram cuidadosamente verificadas com smoke test. O scanner não acusava nada, mas quando o eletroventilador ligava, a luz da injeção acendia e acusava bobina 2, mas ao ser substituída, parou de acender a luz. A carga do alternador estava normal com 14,5 volts, a compressão dos cilindros em ordem. A principal suspeita recaía sobre o módulo. 

Solução: Reparador notou que o módulo já tinha sido aberto anteriormente, mas não havia marcas de reparo nas trilhas, o que na sua opinião era um bom sinal. Outro ponto que chamou a atenção, foi que o batente da borboleta estava bem fora, mantendo-o ligeiramente aberto. Reparador ficou um pouco confuso, pois suspeita que alguém mexeu neste componente. De toda forma, decidiu refazer o ajuste, e retirou o sensor de posição da borboleta novo que havia instalado (marca VDO) e resolveu recolocar o sensor velho (Marelli), e o funcionamento do motor se estabilizou, a após algumas semanas de utilização, o problema estava definitivamente sanado.

Comentários