Oficina Brasil


O hatchback Fiat Palio 1997 morre ao esquentar

O modelo da Fiat apresenta a seguinte anomalia: ao parar em uma lombada ou farol o veículo morre, e apresenta dificuldade em pegar novamente. O problema acontece somente quanto o automóvel está quente, na fase fria funciona normalmente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Inicialmente o reparador, diante do relato do cliente, sabia da importância de escolher com bastante critério os testes que iria realizar. Assim, decidiu criar um plano de ação contendo o passo a passo das verificações, com seus valores padrão, instrumentos, equipamentos e pontos de medição a fim de identificar a causa da anomalia no veículo.

Assim, seguindo rigorosamente seu planejamento, o reparador realizou o reset do módulo de controle do motor, porém sem sucesso. Dando prosseguimento, o próximo item de seu plano de ação indicava a substituição de alguns sensores que poderiam estar causando o desligamento do motor, desta forma, realizou a substituição do sensor de posição da borboleta e sensor de temperatura, entretanto o veículo continuou apresentando o defeito.

O terceiro item presente consistia na troca da bobina de ignição e relé da bomba, e assim o fez, e para sua decepção a anomalia continuava firme e forte, fazendo o motor apagar a cada parada.

Por fim, observando seu passo a passo, concluiu que só restava o teste de eficiência de aterramento, em vista disso, realizou o teste, evidenciando que estava em perfeito estado.

Após realizar todos os testes e substituições decidiu inserir o scanner e verificar os parâmetros de funcionamento dos sensores, após sua visualização concluiu que todos estavam com os valores dentro do especificado.

Uma vez que, após todos os testes presentes em seu planejamento não conseguiu solucionar o caso, decidiu pedir ajuda aos colegas do setor através do Fórum Oficina Brasil. O técnico, ao apresentar o caso aos colegas reparadores, descreveu todos os detalhes referentes à troca dos sensores e atuadores, bem como da análise via scanner.

Após um breve momento de expor a situação as dicas e sugestões começaram a surgir para ajudá-lo a descobrir a origem da falha.

A primeira dica dizia respeito à análise da sonda lambda, relé da bomba e aterramento.

O segundo destacou a possibilidade de ser o atuador de marcha lenta que, dependendo do modelo de veículo, pode ser o próprio corpo de borboleta ou motor de passo.

Já o terceiro chamou a atenção para a necessidade de limpeza do corpo de borboleta e análise minuciosa da sonda lambda, pois nesses veículos é comum travar e fazer com que o veículo fique com mistura excessivamente rica, prejudicando seu funcionamento.

Seguindo com a colaboração dos colegas, um  reparador sugeriu que no momento que o motor estiver quente, o reparador faça a medição do atuador e sensor de borboleta que, pode alterar e ocasionar o problema.

Após retornar a alguns reparadores confirmando a troca de alguns componentes e mesmo assim não obtendo êxito, o técnico decidiu enviar o módulo de controle do motor para o especialista com o objetivo de verificar seu bom funcionamento.

Ao receber o módulo fez a instalação no veículo e para sua decepção o veículo apresentou o mesmo problema. 

A última dica dos colegas do fórum dizia respeito a utilização de um soprador térmico em alguns sensores assim como no chicote elétrico, com o intuito de simular um possível defeito.

SOLUÇÃO

Segundo o reparador após a instalação do módulo de comando do motor o veículo apresentou uma melhora, mas ainda morrendo ao acionar a embreagem. Após uma análise visual constatou-se que todos os parafusos do câmbio estavam soltos e que após a aplicação do torque correto o veículo voltou ao seu perfeito funcionamento. 

Comentários