Oficina Brasil


Novo Ka 2017 com barulho de tuchos batendo

O proprietário do compacto chegou na oficina reclamando de ouvir um barulho de tuchos batendo no motor logo após a primeira partida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: O reparador, diante do relato do cliente, sabia que uma das possíveis causas desse barulho era a presença de borra no motor, gerando o ruído de tuchos por deficiência de lubrificação.

Desta forma, o técnico conferiu o nível e aspecto do óleo lubrificante, além de verificar, através da remoção da tampa de óleo do motor se havia presença de borra na parte superior do motor, e constatou que estava tudo em ordem, não sendo este o motivo do defeito.

O reparador já sabia que deveria abrir o motor e inspecionar o sintoma mais a fundo. Então pediu ajuda aos colegas de profissão a fim orientá-lo quanto as análises e procedimentos necessários para identificar o motivo pelo qual ocorria esse problema, de forma mais rápida e assertiva. Não pensou duas vezes, foi para o Fórum Oficina Brasil, o maior acervo técnico do Brasil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudar nessa situação tão delicada. 

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir. O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que motor batendo tucho com o óleo lubrificante no nível e com a especificação correta, é sinal de que ou o motor está com borra ou está com muito desgaste que só é resolvido enviando o motor para a retífica. 

Já outro colega informou que esse modelo de veículo utiliza correia dentada banhada a óleo, e sugeriu que o reparador verificasse se a pressão de óleo no cabeçote estava dentro dos parâmetros especificados.

O terceiro reparador contribuiu com sua experiência perguntando que se o motor ao qual o reparador se referia era o 1.0 3 cilindros. Caso fosse, ele teria que utilizar o tucho mecânico e não hidráulico. E destacou que esse problema é muito comum ocorrer nesses motores o evento de batida de saia do pistão, barulho semelhante ao de tucho.

Além disso, o reparador deixou uma dica muito valiosa, que consistia na remoção da tampa de válvula e verificar a folga de tucho. Ele salientou que acontece também de utilizarem o óleo lubrificante incorreto, acarretando desgaste prematuro da correia dentada, que começa a esfarelar, entupindo o pescador e causando desgaste no motor pela falta de lubrificação.

E finalizou chamando atenção para a situação de não haver folga excessiva nos tuchos, que o reparador verificasse se na roda fônica que vai nos dois comandos tem a presença de muita limalha, se caso o reparador identificasse esse excesso, com certeza houve desgaste neste motor e muito provavelmente na região da saia dos pistões.

O quarto reparador a deixar sua dica sugeriu que o técnico verificasse os tuchos, pois poderiam estar com problemas ou com sujeira em seus orifícios. 

SOLUÇÃO: Após ler atentamente todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum o reparador retornou, informando que problema foi a saia de pistão, desgaste na camisa do primeiro cilindro, afirmando que o barulho era idêntico à falta de lubrificação no cabeçote. Feliz por ver mais um caso resolvido, o reparador agradeceu a todos. 

Comentários