Oficina Brasil


Melhores do Fórum - Julho de 2014

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de julho:

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Fiat Siena 1.0 16V FireFiat Siena 1.0 16V FIRE com problemas no CODE
O reparador Fábio Maciel Alburquerque estava com dificuldade em resolver o problema em uma central CODE e conseguiu solucionar este caso após compartilhar sua situação com os companheiros de Fórum
VeículoFiat Siena 1.0 16V Fire 2002
Defeito -  Sistema CODE travava a partida do motor.
Diagnóstico -  O carro chegou a oficina apresentando uma falha na central CODE, sendo que após a partida, a luz do sistema ficava acionada direto e, em seguida, o motor “apagava”. Comecei a buscar por possíveis falhas em aterramentos do sistema, no qual o mesmo recebe os pulsos positivos na linha 15 e 30, porém não acionavam a bomba e ainda não enviavam positivo para bicos e bobina. Em seguida, verifiquei com o scanner se havia algum código de falha gerado, nada constava.
Solução Após muita “dor de cabeça” e seguindo os conselhos passados pelos colegas do Fórum, fiz uma análise completa do sistema envolvendo os fusíveis ao conjunto do imobilizador. A única alternativa restante era uma possível falha no módulo, pois ele identificava o sinal do CODE da chave, contudo não podia desabilitar o sistema. Ao trocá-lo, consegui resolver o problema.

VW Fox 1.0 2006VW Fox 1.0 2006 apresentava perda de aceleração intermitente
O reparador Ismael encontrou a solução para seu caso através da ajuda de diversos companheiros do Fórum.
Veículo VW Fox 1.0 2006 Flex
DefeitoProblema intermitente faz veículo perder aceleração.
DiagnósticoO carro chegou a minha oficina apresentando  perda de aceleração e o cliente comentou que o defeito ocorria esporadicamente. Iniciei minha busca pela solução da falha verificando o sistema com scanner, e este acusou defeito no corpo de borboleta. Substitui o componente por uma nova peça, mas o defeito permaneceu. Conferi então todo o sistema de aceleração, mas não encontrei nada. Troquei ainda o módulo do pedal de aceleração, mas mesmo assim a falha continuava.
Solução Após analisar mais detalhadamente a situação em que o carro perdia a aceleração, percebi que este começava somente após o motor estar aquecido. Voltei minha análise para possíveis problemas de aterramentos e sensores. Dessa forma, identifiquei que a sonda lambda travava e neste momento ocorria a avaria. Após a troca do componente, o defeito foi sanado.

VW Gol 2004Ar condicionado do VW Gol 2004 não acionava na marcha lenta
O reparador Pedro Jeronimo se deparou com um problema que fugia de sua especialidade e encontrou ajuda para resolvê-lo através de nosso Fórum.
VeículoVolkswagen Gol 1.0 8V 2004
DefeitoFalhas no funcionamento do ar condicionado.
Diagnóstico - O veículo foi entregue na oficina com um problema incomum, pois só acionava o ar condicionado após o veículo atingir 2.000epm. Como se tratava de um assunto que não era minha especialidade, terceirizei o serviço para uma empresa do ramo. Lá, foram trocadas a embreagem magnética e a polia. Quando o veículo chegou para mim, realizei novo teste e o problema permanecia. Entrei em contato com a oficina para saber por que não havia sido solucionada a avaria e o técnico comentou que a falha não estava no sistema de ar condicionado, mas sim no veículo, pois já havia substituído tudo o que era necessário.
Dessa forma, procurei por falhas no TBI ou na UCE, mas segundo a leitura do scanner, ambos estavam em perfeito estado.
Solução -  Após muitas noites sem dormir, recebi dicas valiosas do fórum que me indicavam a conferir se não havia conectores ou chicotes com mau contato. Assim, notei que havia um defeito na ligação entre o conector do compressor e o módulo.
Após feito reparo na fiação e substituído o respectivo conector, a falha foi solucionada.


VW Kombi FlexVW Kombi Flex estava com problemas no acelerador eletrônico
O reparador Gustavo Ferreira Rodrigues compartilhou sua dúvida através do Fórum e encontrou a ajuda que precisava graças a colaboração dos demais reparadores.
VeículoVW Kombi 1.4 Flex 
Defeito Motor não subia rotação e a luz do ECP acendia
DiagnósticoO veículo chegou a minha oficina com a luz ECP acesa. Verifiquei o sistema com scanner e encontrei o sensor do pedal do acelerador com voltagem abaixo do limite. Substitui o sensor do pedal do acelerador e refiz o teste, mas a falha permanecia. Apaguei a memória da falha na ECU, mas quando pisava no pedal, a luz voltava a acender e o código de falha reaparecia.
SoluçãoApós receber várias dicas dos companheiros do Fórum, encontrei a solução do problema. Indicaram que eu conferisse os aterramentos do sistema e vi que vários estavam com mau contato. Refiz todos eles adequadamente e, ao testar o carro, o defeito desapareceu.

VW Jetta 3.0 2013 TSiVW Jetta 2.0 2013 com desgaste prematuro dos bicos injetores
O reparador Ciro Andrade Melo compartilhou seu caso através do nosso Fórum e encontrou a solução para o problema que o assombrava.
VeículoVW Jetta 2.0 2013 TSI
Defeito Bicos injetores estavam apresentando desgaste com pouca quilometragem.
DiagnósticoEste veículo chegou com problemas de alimentação de combustível onde sequer o motor funcionava. Ao verificar a estanqueidade dos bicos injetores, constatei que todos estavam danificados. Porém, a questão que me intrigou é que as peças possuíam apenas 11.000km e não sabia como isso poderia estar acontecendo.
SoluçãoAo compartilhar meu caso no Fórum, encontrei diversos reparadores que enfrentaram a mesma situação. Segundo a experiência deles, isso ocorre devido o veículo ser abastecido somente com gasolina comum que tende a apresentar aparecimento de borras e danifica o sistema de injeção em veículos com injeção direta. Não só isso, mas no caso de combustíveis adulterados o problema é ainda maior.
Dessa forma, substitui os bicos injetores e orientei o cliente a abastecer somente com gasolina aditivada. Desde então, após essa dica, o defeito no veículo não voltou a ocorrer.

GM Celta 1.0 VHCE GM Celta 1.0 VHCE apresentava rotação limitada
O reparador Luciano Demerval estava com problemas para encontrar a solução deste caso e, após divulgar seu problema no Fórum, achou a resposta que necessitava.
VeículoGM Celta 1.0 VHC E 2010/11.
DefeitoRotação limitada em 1.500rpm.
Diagnóstico O cliente trouxe o veículo a minha oficina com problemas na aceleração, pois este não passava dos 1.500rpm quando acelerado. Ao passar o scanner, foram identificados os códigos de falha P2108 e P1278 referentes ao motor com potência reduzida. Mas, o mais intrigante era que a luz da injeção não acendia em momento algum. Conferi a continuidade do chicote, a voltagem do corpo de borboleta, o sincronismo do motor, linha de vácuo da admissão, linha de alimentação de gasolina, se o catalisador estava entupido, condições do pedal do acelerador eletrônico, velas, cabos e sensor do freio, mas tudo estava com funcionamento correto.
SoluçãoConversando com o cliente, este comentou que o veículo inicialmente possuía somente direção hidráulica de fábrica, mas ele pediu para instalar depois vidros elétricos, travas elétricas, sensor de estacionamento e ainda dois alarmes. Quando fui ver todo esse serviço realizado, notei que isso causou uma verdadeira “carnificina” no chicote do veículo, mas conferindo com um multímetro a continuidade deste, este não apontou nenhuma irregularidade.
Porém, orientado por outros amigos do Fórum, utilizei um osciloscópio e acabei identificando uma queda de tensão. Ao abrir o chicote notei que o instalador dos acessórios elétricos havia danificado em diversos pontos o fio quatro(4) do conector. Devido a isso, o veículo entrava em modo de segurança, travando a aceleração em 1.500rpm. Após reparar o componente, o carro não apresentou mais problema.
 
 

Comentários