Oficina Brasil


Mangueira de arrefecimento da Tiguan não esquenta

O veículo da Volkswagen, modelo Tiguan 2.0 TSI, chegou à oficina apresentando vazamento de água na carcaça da bomba de água. Iniciando os procedimentos, o reparador realizou a troca completa da carcaça junto da bomba de água, substituiu também a válvula termostática e a correia dentada que comanda a bomba de água, mas após a manutenção, o reparador notou que a mangueira inferior do radiador não esquentava mais quando em marcha lenta, esquentando apenas quando acelerava o veículo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Diagnóstico:

O reparador abriu um tópico e relatou todo o caso e os procedimentos adotados.Um companheiro de profissão disse já ter enfrentado esse problema em outros modelos da marca, e o defeito era causado pela válvula termostática, que mesmo nova apresentava falha e questionou se o componente utilizado na troca era modelo original do veículo mas logo em seguida o reparador respondeu que só utilizou componentes originais e que já havia realizado a troca duas vezes para eliminar a possibilidade de ser a peça nova com defeito.

Outro colega questionou se a válvula termostática que vai no bloco do motor estava funcionando corretamente, também perguntou a respeito de entupimento no radiador e até de possível ar no sistema de refrigeração.

Após ler o comentário, o reparador respondeu que trocou a válvula que fica localizada na carcaça da bomba de água e questionou a existência de uma outra válvula termostática no motor desse veículo, e logo em seguida o colega tornou a respondeu que esses veículos costumam ter uma válvula pro cabeçote do motor e outra para o bloco.

Um terceiro companheiro de profissão recomendou verificar com o scanner se não existem falhas, pois a ECU poderia estar inibindo a circulação do fluido de arrefecimento e comentou também que em marcha lenta é normal que esse veículo diminua a circulação do fluido de arrefecimento e que a ventoinha fique acionada constantemente.

O reparador questionou se era realmente normal esse procedimento do veículo, pois ao acelerar o motor a mangueira inferior esquentava normalmente e a ventoinha acionava e desacionava enquanto em marcha lenta não havia alteração de temperatura na mangueira e a ventoinha ficava acionada o tempo todo.Alguns dias depois um outro colega relatou que já pegou dois veiculos desse modelo em que a mangueira inferior só esquentava ao acelerar o veículo e em marcha lenta quando o motor atingia a temperatura de trabalho acionava a ventoinha em modo de emergência, visto que a válvula termostática não abria.

O colega concluiu dizendo que o problema só foi resolvido após remover o conjunto de ventoinhas para poder acessar o espaço próximo ao radiador, então ligou o motor até que atingisse a temperatura ideal de trabalho, assim constatou que o radiador possuía pontos quentes e pontos frios devido a algumas obstruções nas galerias devido a cristalização do aditivo.

Solução:

O reparador retornou ao tópico e respondeu que havia removido o radiador e enviado a um especialista para conferir entupimentos e o radiador estava funcionando perfeitamente.

O reparador também relatou conseguiu falar com o chefe de oficina de uma das concessionárias da marca e ele relatou que essa situação é realmente normal, não sendo um defeito de fato. 

Comentários