Oficina Brasil


Gm Ônix 2015 com falha no eletroventilador

O veículo da montadora GM, após a troca de uma tubulação d’água que estava furada, passou a apresentar o seguinte problema: com o veículo em funcionamento, após o segundo acionamento do eletroventilador, o componente fica acionado até atingir 75ºC, e após ultrapassar essa temperatura desligava

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Diante da situação, o reparador, a fim de realizar o diagnóstico de falhas de forma rápida e assertiva, listou em seu bloco de notas os possíveis componentes ou sistemas que poderiam estar ocasionando o problema, assim como os testes que deveria realizar com o intuito de verificar o funcionamento de cada um deles.

Em busca de identificar o problema, o primeiro item em seu plano de ação consistia na verificação de algum código de falhas presente no módulo de injeção que pudesse lhe ajudar a identificar o componente causador da irregularidade. Ao inserir a ferramenta de diagnóstico no conector OBD e entrar em comunicação com o módulo, verificou que não havia código de falhas em sua memória.

Ao observar atentamente o funcionamento do veículo com o eletroventilador em funcionamento, constatou que havia troca de calor, ou seja, o sistema consegue controlar a temperatura do motor.

Uma vez que todos os itens de seu planejamento foram realizados e mesmo assim não descobriu o que estava causando o funcionamento irregular do eletroventilador, o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas reparadores do Fórum Oficina Brasil.

O técnico então relatou em detalhes sua problemática, bem como os testes já realizados com o propósito de repassar o máximo de informações possíveis.

O primeiro colega a deixar sua contribuição chamou a atenção para a verificação de uma série de componentes que poderiam estar causando a anomalia, como relé, válvula termostática, se o ar-condicionado não estava sendo solicitado na hora em que fica ligado direto, bomba d’água, pressostato e, por fim, o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

Informou também que havia passado por uma situação semelhante com dois veículos em que a causa foi a queima da resistência da primeira velocidade do eletroventilador, que a partir daí só funcionava a segunda velocidade e, desta forma, ficava bastante tempo ligado. 

O segundo reparador a ajudar, e utilizando-se de sua experiência, afirmou que estava muito baixa a temperatura, como se a válvula termostática estivesse aberta ou se ela não estivesse instalada no veículo.

SOLUÇÃO

Após realizar todos os testes, confirmou que a válvula termostática estava com o funcionamento irregular. Sem perda de tempo, realizou sua substituição, colocou o motor do veículo em funcionamento, e confirmou a eficácia do diagnóstico, pois observou que o eletroventilador era ligado quando o motor atingia a temperatura de 100ºC e era desligado a 92ºC, ou seja, voltou ao seu perfeito funcionamento. Agradeceu aos colegas do fórum e registrou como resolvido o caso no tópico do fórum. 

Comentários