Oficina Brasil


GM Cruze 2013 com vazamento de óleo

O sedã equipado com motor Ecotec 1.8 16v Flex chegou à oficina para realizar uma série de reparos de rotina em seu motor, entre eles estava a substituição da bomba de óleo e retentor frontal do virabrequim

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Após realizados os reparos, o reparador deu partida no motor e verificou que estava tudo em ordem em seu funcionamento, porém após desligar o veículo e deixá-lo estacionado por um tempo, percebeu um vazamento de óleo na região frontal do motor.

DIAGNÓSTICO

Diante disso, o técnico decidiu fazer uma revisão do serviço realizado a fim de identificar alguma falha no procedimento de instalação da bomba de óleo, sua junta e retentor do virabrequim, e assim o fez, desmontou novamente, fez uma análise detalhada de todos os itens, constatando que não havia nada de errado.

O técnico, analisando a situação, concluiu que não havia necessidade da retífica do virabrequim pois se a causa do problema fosse esse componente o vazamento de óleo ocorria com o motor do veículo em funcionamento e não somente ao desligá-lo.
Após a realização dos testes, sem, contudo, obter sucesso, o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil. Ao apresentar o caso aos parceiros de profissão explicou os detalhes do caso quanto aos procedimentos realizados, testes e itens substituídos.

Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a surgir. 

O primeiro reparador a contribuir informou que alguns veículos GM com motor 8v têm apresentado um aparente vazamento na polia do comando de válvulas que, ao aquecida, mina óleo como se o material em que a polia é fabricada absorvesse o lubrificante, e sugeriu que este caso com o Cruze poderia ser um problema semelhante, aconselhando ao colega que aquecesse a polia do virabrequim com um soprador térmico, a fim de testá-la. 

Já o segundo colega do fórum informou que  estava tendo o mesmo problema com o mesmo modelo de veículo, entretanto, em seu caso, o vazamento era atrás da bomba de óleo, colocou uma junta vendida no mercado de reposição, mas não teve sucesso.

Ao instalar a junta de outra fabricante idêntica a original o vazamento foi resolvido.

SOLUÇÃO

Ao ler com atenção todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum o reparador decidiu substituir novamente o retentor, bomba de óleo e sua junta, porém, por peças de outro fabricante, constatando que após esses procedimentos o vazamento de óleo foi resolvido de forma definitiva.  Ao retornar aos colegas do fórum com a solução, agradeceu o apoio de todos, pelas valiosas contribuições. 

Comentários