Oficina Brasil


GM Corsa 2008 falhando

O hatchback da montadora norte-americana foi encaminhado à oficina, pois o proprietário alegava que o veículo estava falhando muito

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO:

Ao se deparar com o caso, o reparador sabia que deveria conseguir mais informações a fim de identificar de forma rápida e assertiva a causa da falha. Assim, perguntou ao cliente sobre os últimos serviços realizados no veículo, ao que o proprietário lhe respondeu prontamente, informando que havia feito um serviço no cabeçote e que após este, o motor começou a falhar comprometendo totalmente a dirigibilidade do veículo.

Após ouvir estas valiosas informações o reparador partiu para a realização de seu plano de ação contendo o descritivo dos testes que seriam realizados, bem como a sequência correta com o intuito de não esquecer de analisar nenhum componente que poderia estar causando a anomalia.

O primeiro passo de seu planejamento era a utilização do scanner utilizando o menu teste de atuadores, que neste caso específico, seriam os injetores. 

Acessou o menu “corte dos injetores” presente na ferramenta de diagnóstico e iniciou a verificação, e para sua surpresa ao executar o desligamento do bico injetor do terceiro cilindro, o motor não apresentou nenhuma queda em sua rotação. 

Dessa forma, concluiu que o problema relatado pelo cliente estava localizado neste cilindro, o que o levou para o próximo passo em seu plano de ação.

Na sequência, estava escrito em seu bloco de notas o teste de compressão dos cilindros, realizado o teste em cada um dos quatro cilindros, confirmou que o 3º cilindro apresentava menor compressão. 

Utilizando-se de sua experiência sabia que esta baixa compressão estava relacionada a um procedimento errado durante a montagem do cabeçote realizado no serviço anterior.

SOLUÇÃO:

Após a realização dos testes e aplicando todo o seu conhecimento sobre os principais defeitos que ocorrem nesse modelo de veículo, removeu a tampa de válvulas e realizou uma análise visual do comando de válvulas e balancins. 

Rapidamente visualizou o balancim de uma das válvulas de admissão fora de seu alojamento, provavelmente caiu durante a montagem da “gaiola” do comando de válvulas. Ao recolocar o balancim e fixar o comando de forma correta instalando a “gaiola” com todo cuidado e critério, funcionou o veículo, fez o teste de rodagem confirmando que o veículo estava em perfeito funcionamento. 

O reparador, com este caso solucionado, decidiu compartilhar com os colegas do fórum Oficina Brasil com o intuito de ajudar os colegas caso se deparem com alguma situação similar. 

Todos que leram o caso agradeceram o técnico pelo compartilhamento e que seria de grande utilidade ao realizar serviços de cabeçote neste veículo.

Comentários