Oficina Brasil


GM Classic 2005 com falha intermitente

O proprietário alega que o veículo está com uma falha intermitente. Todo dia ao realizar o percurso de 15 km até seu trabalho não apresenta falha alguma, porém na volta o sedan falha durante todo o percurso

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, ao se deparar com essa situação, sabia que estava diante de um problema de natureza intermitente, considerado um dos mais complicados tipos de defeitos a se resolver, pois como o próprio nome diz, não se manifesta a todo instante, o que exige do técnico varias tentativas até simular a situação a qual a falha aparece.

Outra habilidade que o técnico deve ter nesse tipo de situação é a de fazer as perguntas certas a fim de colher informações valiosas que irão lhe direcionar para o caminho certo e realizar o diagnóstico de forma assertiva.

Desta forma, antes de colocar literalmente a mão na massa o reparador realizou a entrevista consultiva com o cliente e, assim, identificou que o problema só ocorria a noite, no retorno do trabalho. 

Após a entrevista consultiva, funcionou o veículo, deu várias voltas, mas o veículo não apresentou nenhum problema, colocou o scanner acessou o modo de leitura de falhas, mas na memória da central não havia nenhum código. 

Sem nenhuma evidência de falha, o técnico fez algumas análises e decidiu substituir a bobina, a bomba de combustível, cabos e velas, porém a anomalia persistia.

Sem saber mais o que fazer, o reparador pediu ajuda aos colegas reparadores do Fórum Oficina Brasil, o parceiro do reparador automotivo que vem sendo uma verdadeira mão na roda para a resolução de problemas através de um ambiente que une os mais capacitados técnicos automotivos do Brasil que através da troca de experiências se ajudam mutualmente.

Ao expor a situação relatada pelo cliente e o que ele já havia feito no veículo, o reparador aguardou pacientemente as primeiras dicas e sugestões, que rapidamente, chegaram para ajudá-lo.

O primeiro colega a fim de saber mais detalhes sobre o caso perguntou sobre os detalhes da falha.
Sem perda de tempo, o técnico respondeu que na saída o veículo perdia força.

O segundo sugeriu a revisão de alguns itens do sistema de injeção, com atenção especial ao sensor de temperatura que segundo ele, dá muito problema nesse tipo de veículo e que não aparece código de falhas no scanner.

Já o terceiro deu uma bela dica, pois após raciocinar sobre o momento de aparecimento da falha perguntou se era somente na volta do trabalho que o problema aparecia, então perguntou se esse retorno era no período noturno e se o farol do veículo estava ligado na hora da anomalia.

Diante das perguntas, o reparador respondeu rapidamente que sim, que só ocorria a perda de força à noite e que os faróis estavam ligados.

Com a afirmação de suas suspeitas o reparador que fez as perguntas disse que provavelmente a possível causa seria problemas de aterramento.

Um quarto reparador perguntou se o técnico havia o sistema de carga com o motor quente e frio bem como o aterramento.

Por fim e não menos importante, o último colega de profissão destacou a possibilidade de falha no aterramento, pois já havia um veículo com o aterramento com tinha e outro com ferrugem que originou o mau funcionamento do veículo.

SOLUÇÃO

Após ler atentamente, as dicas, observações e sugestões dos colegas reparadores.O técnico fez um verdadeiro relatório a fim de identificar as dicas que se repetiam.

Após visualizar as repetições, concluiu que a falha de aterramento era um dos itens mais lógicos de ser analisado, pois a falha só aparecia à noite quando os faróis estão ligados, ou seja, um item de alto consumo de energia, que se ligado a um aterramento deficiente pode gerar uma série de inconvenientes no funcionamento do veículo.

Sem perda de tempo, o reparador realizou a revisão minuciosa no aterramento partindo da bateria, observou que o chicote negativo da bateria estava deficiente e que quando o proprietário ligava os faróis e o desembaçador traseiro, a tensão caia para 11,30 Volts, alterando consideravelmente o sistema de injeção do veículo.

Realizada a correção do chicote negativo e confirmada a tensão após ligar os faróis e o desembaçador traseiro, confirmou a eficácia do diagnóstico, agradeceu os companheiros do fórum pela ajuda e parceria de sempre, deu uma volta no veículo, confirmou seu bom funcionamento, e por fim, entregou o veículo ao proprietário finalizando mais um diagnóstico com sucesso com a ajuda do fórum Oficina Brasil, que há mais de uma década é o parceiro de todas as horas dos técnicos automotivos.  

 

Comentários