Oficina Brasil


Fox 2013 1.6 apresentando falha nos 4 bicos

O Hatchback da Volkswagen chegou à oficina com a reclamação de falhar quando em movimento, enquanto está em marcha lenta funciona normalmente, porém apresenta “cabeçadas” ao rodar.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, ao ouvir o relato do cliente, sabia que estava diante de um problema intermitente, o que lhe exigiria bastante atenção e aplicação de técnicas específicas  de diagnóstico.

A primeira ação realizada pelo técnico foi a elaboração de seu plano de ação com o passo a passo dos testes que iria realizar a fim de solucionar de forma rápida e assertiva o problema do veículo.

O primeiro item presente em seu roteiro de testes era a verificação do sistema de ignição do veículo, desta forma, após realizar a análise do sistema concluiu que todos os componentes eram novos e estavam em perfeito funcionamento.

Seguindo criteriosamente seu planejamento identificou que o próximo teste consistia na verificação da compressão e vazão dos cilindros, ao realizar os testes confirmou que todos os cilindros apresentavam valores dentro do especificado pelo fabricante. 

Dando prosseguimento aos testes, o reparador, utilizando-se do scanner acessou a memória de avarias da unidade de controle do motor, a luz espia de injeção não estava acesa no painel, porém haviam DTCs gravados na memória, P0201, P0202, P0203, P0204, referente a falha nos bicos injetores.

Sem perda de tempo, deu iniciou os testes dos bicos na máquina bem como realizou o teste de continuidade no chicote da unidade de controle do motor aos bicos injetores, constatando que tanto os bicos como o chicote estavam em perfeito funcionamento.

O técnico, ao apresentar o caso aos colegas reparadores do Fórum, descreveu todos os detalhes referente ao caso. 

Após um breve momento as dicas e sugestões começaram a surgir para ajudá-lo a descobrir a origem da falha.

O primeiro colega do setor a deixar sua contribuição destacou a possibilidade de ser problema no chicote elétrico.

O reparador, ao ler a dica do colega, retornou rapidamente informando que iria remover o chicote e realizar uma inspeção visual. 

Para deixar os colegas do fórum informados quanto ao caso o reparador comentou que havia realizado o teste no chicote e não havia encontrado nenhuma irregularidade e que ao fazer um teste de rodagem no veículo o mesmo apresentou o defeito novamente e com o scanner identificou a presença do código de falhas referente a falha do bico injetor 1.

Já o segundo reparador chamou a atenção para a verificação da compressão dos cilindros, a realização do reset via scanner do sistema de injeção,  bem como a limpeza dos bicos injetores.

O terceiro técnico a deixar sua contribuição afirmou que o problema poderia ser referente a cabeçote, vedação nas válvulas, molas fracas ou desgaste na face do cabeçote.

O quarto reparador sugeriu que com o motor em marcha lenta o reparador movimentasse o chicote embaixo e próximo à bateria a fim de identificar algum mau contato que poderia estar causando o problema.

O último colega do setor a deixar sua contribuição utilizando-se de sua experiência com esse modelo de veículo afirmou que este defeito era típico de problemas no chicote localizado abaixo da bateria.

SOLUÇÃO

Após ler as dicas e sugestões dos colegas do fórum o reparador fez uma análise mais criteriosa do chicote elétrico localizado abaixo da bateria e constatou que havia um fio partido embaixo da bateria, após fazer o reparo no fio, apagou o código de falhas, fez o teste de rodagem e confirmou que o veículo voltou a funcionar perfeitamente, confirmando a assertividade do diagnóstico. 

Comentários