Oficina Brasil


Ford Transit 2010 não funciona após uma manutenção

A Van da montadora americana, equipada com motor Duratorq 2.4 L TDCI Turbo Diesel de 115cv e 32kgfm de torque, chegou à oficina sem funcionar, após ter realizado uma manutenção no sistema de arrefecimento em outra oficina, onde ficou parada por um ano

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o reparador iniciou o processo de diagnóstico planejando o passo a passo dos testes que iria realizar para descobrir a causa da anomalia do veículo.

Após concluir essa importante etapa, partiu para a execução dos testes. 

Inicialmente realizou testes em alguns componentes como bateria, sensor de rotação, fase, solenoide de pressão da bomba de alta, a partir do resultado dos testes e considerando que o veículo passou um período prolongado sem funcionar, decidiu substitui-los, e assim o fez.

Mesmo realizados todos os testes e substituições das peças citadas, ainda assim o veículo não funcionava a partida, e os bicos injetores não pulsavam, em teste com o scanner não detectou nenhum DTC, porém verificou que a pressão no common rail estava elevada.

Sem mais ideias de como proceder com este veículo, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil, o maior e mais completo fórum do setor de reparação automotiva do Brasil que vem sendo uma verdadeira mão na roda para os reparadores de todas as regiões do país, para compartilhar o caso com os amigos de profissão. 

Ao apresentar a problema no fórum com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema.

O primeiro reparador a se pronunciar indagou ao reparador se o veículo apresentava algum código de falha, se havia passado o scanner para verificar os parâmetros de injeção durante a partida, e se caso positivo se ele verificou o sinal do sensor de rotação e sensor de pressão de combustível, e finalizou perguntando se durante a partida ficava alguma luz no painel do sistema imobilizador.

Ao visualizar as perguntas o reparador, além de compartilhar a tela do scanner com os colegas do fórum, informou ainda, que havia pressão no Rail, que a válvula de pressão da bomba de alta era nova, que o sinal do sensor de rotação estava correto, afirmou ainda que reconheceu o sinal do sensor rotação e fase, finalizou informando que os bicos injetores não estavam pulsando e que o scanner não apresentava nenhuma falha.

Na sequência o reparador informou que a pressão do Rail na partida chegava a 890 bares.

Um outro colega do fórum informou que 890 bares durante a partida é uma pressão muito alta, então deu uma dica para o reparador ensinando um procedimento simples para checar se os bicos injetores realmente não estavam pulsando, esse teste consistia basicamente na remoção das velas aquecedoras e dar partida no motor.

Nessa situação, o motor vai girar mais livre, mais rápido, se os bicos estiverem injetando apareceria uma névoa de diesel saindo do furo das velas aquecedoras, respeitando a ordem de injeção.

O mesmo colega ainda deixou mais uma contribuição informando que: Se os bicos injetores realmente não tiverem pulso elétrico, o que faz eles não terem pulso é a falta de leitura de pressão no sensor de pressão do Rail, por exemplo se não tiver marcando pressão ou marcando uma pressão muito baixa, por outro lado 890 bares é elevado para partida mas faria os bicos pulsarem, outra possibilidade é o  caso do veículo ter perdido a codificação de chave, alguns trabalham com o corte do pulso no injetores quando isso acontece.

Adiante o reparador informou aos colegas do fórum que os bicos trabalharam corretamente na máquina de limpeza, mas que não conseguia pulso positivo na caneta de teste nos bicos.

Mais um colega do fórum a fim de ajudar o reparador sugeriu que fosse realizada uma verificação no sinal do sensor de rotação bem como observar sua amplitude, e sugeriu que esta situação parecia defeito colocado.

SOLUÇÃO

Após ler todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum, o reparador informou que conseguiu regular a injeção de diesel e sincronismo do motor, porém descobriu  que o real problema,  era o fato do motor ter sofrido calço hidráulico, e como consequência três bielas foram danificadas, alterando sua compressão de trabalho. 

Comentários