Oficina Brasil


Ford Ranger 2013 com o seletor de tração travado

A camionete média da montadora americana, equipada com o motor Duratorq 3.2 20v Turbo Diesel de 200cv, chegou à oficina com a reclamação do seletor de tração estar travado na posição de marcha reduzida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o reparador sabia que este problema iria exigir tanto o conhecimento do sistema de transmissão, quanto uma análise minuciosa de todo o sistema responsável pelo acionamento da mudança de tração. Desta forma, ao pesquisar mais a fundo o sistema, identificou que que esta camionete realiza a mudança da tração através de um motor elétrico.

Imediatamente o reparador iniciou seu plano de ação com a sequência de testes que iria realizar, para resolver a anomalia da forma mais rápida e assertiva possível.

A primeira análise foi realizada com a ajuda de um multímetro, a fim de verificar se o motor de acionamento estava recebendo corrente elétrica, realizou os testes com todo critério e concluiu que estava tudo conforme preconizado pelo fabricante.

Dando sequência ao seu plano de ação, o reparador testou o restante do circuito elétrico, verificando que fusíveis e relês estavam em ordem, entretanto, durante as medições atentou-se para o fato de que a central estava aterrando um relê com sinal negativo, e a medição da tensão era de 2,5v. 

Sem mais ideias de como proceder, mas com a convicção de que o defeito estava no circuito elétrico do acionamento da tração, o reparador iniciou um Tópico no Fórum Oficina Brasil, detalhando o defeito em que estava trabalhando.

O primeiro colega do fórum a deixar sua contribuição chamou a atenção para o fato de que se esse veículo utilizar câmbio manual atentar-se para o teste do sensor do pedal de embreagem.

O segundo colega do setor sugeriu que o reparador verificasse se todas as condições necessárias foram atingidas para que ocorra a mudança de seleção de tração, pois caso isso não ocorra jamais vai acontecer a mudança na caixa de transferência.

SOLUÇÃO: Após ler as dicas e sugestões dos colegas o reparador fez uma nova verificação dos relés envolvidos e constatou que ocorreu uma mudança de posições entre os relés de 4 e 5 pinos, ou seja, o local reservado para o de 4 pinos estava inserido o de 5 pinos e o local destinado ao relé de 5 pinos por sua vez, estava instalando o relé de 4 pinos. Informou ainda que se esta situação permanecesse poderia queimar o motor elétrico.

Ao colocar os relés em seus respectivos locais, o seletor de tração da caixa de transferência voltou a operar normalmente.  

Agradeceu a todos que contribuíram e finalizou o tópico do fórum. 

Comentários