Oficina Brasil


Ford Ka 2015 com dificuldade na partida, apresentando Falha B1048

O veículo da montadora americana, equipado com motor 1.0 de três cilindros, chegou à oficina com a reclamação de só dar partida ao acionar os pedais de freio e embreagem simultaneamente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador realizou a entrevista consultiva com o cliente, o mesmo informou que já havia levado o veículo a um autoelétrico, mas o defeito não foi sanado. 

Antes de iniciar os testes propriamente ditos o reparador fez seu plano de ação com o passo a passo dos testes que iria realizar a fim de descobrir a causa da falha do veículo. 

Realizada essa importante etapa, o técnico iniciou a fase de execução. 

O primeiro item de seu plano de ação era verificação de possíveis códigos de falhas presentes na memória da central de controle do motor, assim, o reparador acessou a ECU do veículo com seu Scanner, e constatou o código de falha B1048, referente a falha elétrica no sensor de nível do fluido de freio, e verificou que a luz de freio do painel também estava acesa. 

Dando continuidade aos testes previamente selecionados o reparador testou tanto o interruptor da embreagem como da alavanca de freio de estacionamento, e confirmou que ambos estavam funcionando normalmente 

Tomando o cuidado de passar o máximo de informações acerca do caso, quanto aos sintomas e testes já realizados, o reparador em pouco tempo começou a receber as primeiras dicas e sugestões, que o ajudariam de sobremaneira na resolução deste caso.   

O primeiro colega a responder chamou a atenção para o fato que esse procedimento de acionar os pedais ao dar partida é característico desses modelos de Ka, também perguntou qual scanner o reparador utilizou para acessar o código de falhas e, por fim, indagou se havia alguma luz de avaria acesa no painel de instrumentos. 

O segundo colega do fórum sugeriu a verificação do interruptor da embreagem para confirmar se o mesmo não estava solto ou estragado. 

Após ler as perguntas feitas pelos colegas, o reparador os respondeu prontamente afirmando que a motorista havia dito que só pisava no pedal de embreagem, após o aparecimento do defeito tinha que pisar no pedal de freio também. 

Esclareceu também que o código B1048 refere-se a falha elétrica no sensor de nível do fluido de freio, e que utilizou o scanner PDL 5500 da SUN. Continuando as respostas às indagações dos colegas, informou ainda que o interruptor da embreagem estava alterado com um dos fios descascado, realizou o reparo, entretanto, o problema persistia.  E por fim, esclareceu que a luz de freio no painel fica constantemente acesa, e que já havia verificado o interruptor da alavanca de freio de mão e confirmou que estava tudo certo. 

Após essas informações um terceiro colega do fórum sugeriu que o técnico terá que consultar um bom diagrama elétrico pra tentar identificar se existe curto à massa do chicote desse circuito ou ainda se é defeito na própria central de fusíveis. 

Após essa sugestão o reparador respondeu que havia recebido um esquema elétrico, mas não confere com o do veículo, e que estava checando o chicote, que parecia intocado, enfatizou ainda que iria dedicar mais atenção ao módulo da carroceria, pois havia uma chance de estar danificada.  

SOLUÇÃO

O reparador retornou para os colegas do Fórum a causa de toda a problemática do veículo. Explicou que uma instalação de alarme muito ruim provavelmente causou o defeito, pois encontrou um pino quebrado (massa do sensor de nível do fluido e massa do interruptor de pedal de embreagem) no conector do chicote dentro do veículo, o interruptor do pedal de embreagem “travado no fim da regulagem” não acionava o circuito. Para solucionar o caso de forma definitiva, substituiu o interruptor do pedal da embreagem, realizou a desinstalação do alarme e recomposição do chicote. Realizados esses procedimentos o veículo voltou a funcionar normalmente.  

Comentários