Oficina Brasil


Ford Focus 2012 - painel de instrumentos não desliga

O Hatchback médio da montadora americana, equipado com motor Duratec 2.0 16v Flex de 148cv (quando abastecido com etanol), chegou à oficina com a reclamação de não desligar o painel ao acionar o botão de partida, quando a chave de presença está no contato

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o reparador imediatamente deu início a seu planejamento com os testes que iria realizar para descobrir a causa do mau funcionamento do veículo da forma mais rápida e eficaz possível. 

Assim, começou a etapa dos testes necessários para determinar a origem da falha, seguindo rigorosamente a sequência das verificações preconizadas em seu roteiro de diagnóstico. 

Atestou que com a chave no contato, ao acionar o botão de partida, o motor desligava e apagava o painel, mas em seguida o painel acendia novamente, sendo necessário retirar o relê de injeção, que também é responsável pela iluminação.

Sabendo se tratar de uma falha elétrica, o profissional deu andamento aos seus testes, verificando caixa de fusíveis, caixa de relês, chicote elétrico, mas tudo se apresentava em perfeita ordem de funcionamento.

Em seguida, substituiu o módulo de conforto por outro idêntico, e o defeito permaneceu. Sem mais ideias de como proceder, acessou o Fórum Oficina Brasil e compartilhou com os colegas reparadores este caso tão atípico.

O reparador tomou bastante cuidado para informar todos os detalhes referentes ao caso a fim de facilitar o entendimento dos colegas. 

O primeiro reparador a deixar sua contribuição afirmou que havia trabalhado em um caso parecido, porém o motor não desligava, estava com os aterramentos da soleira da porta dianteira do lado direito com zinabre, então realizou uma limpeza e voltou ao normal, e que neste carro costuma oxidar as tomadas brancas que ficam no pé da coluna A, embaixo do painel.

Já o segundo colega do fórum deixou uma dica sugerindo ao reparador que verificasse a carga nominal da bateria e reset do sistema, que poderiam estar em conflito com o módulo de conforto, ou oxidação nos conectores, inclusive do botão stop.

SOLUÇÃO:  O reparador informou que o chicote que vai do botão de partida até o módulo key-less, que fica dentro do porta-malas, estava completamente deteriorado, foi necessário desmontar as soleiras das portas e carpete para poder acessar o chicote e testá-lo, e após confirmar que ele era o causador do problema e o substituir, o defeito foi solucionado.

Comentários