Oficina Brasil


Ford Ecosport 1.6 16v com defeito de arrefecimento

O cliente foi à oficina com o SUV ano 2014, reclamando que a luz de temperatura estava piscando sempre quando utilizava o veículo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, ao receber o veículo em sua oficina, sabia que teria que comprovar através do teste de rodagem o relato do cliente e assim o fez.

Ao realizar o teste de rodagem técnico verificou que a luz realmente piscava, e ao retornar à oficina notou que havia um pequeno vazamento na tampa do reservatório de expansão, e apenas a mangueira superior do radiador estava quente, constatando uma ineficiência no sistema de arrefecimento.

Decidiu analisar de forma mais criteriosa o sistema de ar quente, entretanto não obteve sucesso.

Continuando as verificações partiu para a inspeção na válvula termostática e  se defrontou com outra original. Suspeitou que ela abria tarde demais.

Após esse teste e sem chegar a uma conclusão definitiva, fez teste de cabeçote. Nada encontrou que justificasse a falha.

Depois de realizar uma série de testes, o reparador resolveu relatar seu caso no Fórum.

O técnico, ao apresentar o caso aos colegas reparadores, descreveu todos os detalhes referentes aos testes realizados e componentes substituídos.

Após um breve momento, as dicas e sugestões começaram a surgir para ajudá-lo a descobrir a origem da falha.

A primeira dica era referente a uma experiência parecida que o colega reparador compartilhou, destacando que para resolver seu caso ele fez um jumper na entrada da carcaça que sai para o ar quente.

Após essa dica o reparador retirou os engates rápidos do ar quente. 

Jogou descarbonizante para dentro, soprou bastante. Com ar quente funcionando ambas mangueiras não ficavam iguais, uma mais quente que a outra. Quando fechou o ar quente ambas aqueciam. Observou que depois desta limpeza houve uma troca de calor com ar quente desligado.

Rodou com o carro, e o ventilador funcionava acima dos 90 graus. 

Em subidas íngremes, o reparador notou que a temperatura chegava à 116°C de pico.

Constatou também que o veículo não estava esfriando as mangueiras como antes da limpeza.

SOLUÇÃO

Após realizar esse teste o técnico observou que era no sistema de ar quente que estava o problema, desta forma, removeu o radiador do ar quente que fica próximo ao cofre do motor e notou que apesar do veículo apresentar baixa quilometragem havia muita sujeira no radiador, sem perda de tempo, realizou sua substituição e o veículo voltou a funcionar perfeitamente. 

Comentários