Oficina Brasil


Fiat Uno pulando dente no comando de válvulas

Um reparador cadastrado do Fórum relatou que trabalha na manutenção de uma frota com aproximadamente 40 veículos da marca Fiat, modelo Uno 2016 e em sua oficina se encontrava um veículo no qual o motor estava pulando dentes da corrente de comando na primeira partida.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Diagnóstico

Enquanto procurava a fonte do problema, decidiu pedir a ajuda de seus companheiros do Fórum e relatou que ao se deparar com o problema realizou a substituição da bomba de óleo, da corrente e do tensor hidráulico do comando variável, mas o motor continuou a pular dentes da corrente de comando e por consequência empenar as válvulas de comando.

Após ler a postagem do reparador, um colega de profissão respondeu nunca ter pego um problema semelhante, mas recomendou conferir a correta aplicação das peças substituídas, utilizar as ferramentas próprias para o sincronismo e ainda verificar se existe alguma particularidade para o motor em questão.

Outro companheiro de Fórum relatou que apesar de ter pouca experiência com os motores Firefly, o defeito relatado é condizente com corrente de distribuição folgada e que pode estar ocorrendo por conta de algum dos componentes não estar mantendo a corrente tensionada durante a partida e questionou se as peças colocadas na troca eram originais ou se eram paralelas.

Ainda no tópico criado pelo reparador, um terceiro colega de profissão, tentando entender melhor a situação atual do veículo, fez alguns questionamentos, tais como qual era a quilometragem do carro, se havia sido conferido a integridade dos dentes da polia, se o motor estava com a especificação correta de óleo lubrificante e se conseguia medir o valor de pressão durante as fases fria e quente do motor.

Devido ao reparador não retornar ao Fórum para posicionar seus companheiros quanto a situação do veículo, outros dois companheiros de profissão comentaram sobre uma mesma possibilidade de problema.

O primeiro comentou que nunca havia feito nenhuma intervenção nesse motor em questão, mas em uma palestra sobre o modelo, lembra de ter aprendido que deveria ser dada uma atenção especial ao parafuso de fixação do virabrequim e a arruela que vai entre a engrenagem e o virabrequim, pois segundo o manual essa arruela auxilia no travamento da engrenagem do virabrequim.

Já o segundo colega reparador comentou que esses modelos de motor já apresentam muitos problemas devido ao parafuso do virabrequim solto e por consequência pulando dentes e empenando as válvulas e recomendou dar uma atenção especial no aperto do parafuso, colocando sempre um parafuso novo e trava-rosca leve e após secar por aproximadamente 03 horas, fazer os testes no motor.

Enquanto aguardavam um retorno do reparador, vários outros companheiros de Fórum deram sugestões de possíveis causas para o problema e alguns até questionaram o reparador se havia sido resolvido a falha.

Solução

Apenas alguns meses depois, o reparador retornou ao Fórum pedindo desculpas aos seus colegas pelo sumiço e relatou que após diversas análises e testes, concluiu que os motores Firefly normalmente já apresentam folgas excessivas na corrente de comando, mas que por conta de estar com esse problema recorrente em quase toda a frota de veículos que trabalha, realizou a intervenção completa do motor, realizando encamisamento do cilindro, troca dos pistões e das válvulas de comando, troca da corrente de comando e dos tensores da corrente.

O reparador ainda chamou a atenção para a válvula de retenção de óleo que fica atrás da mola do tensor, que não estava retendo óleo dentro do tensor e que poderia estar ocasionando a folga na corrente. Após a manutenção realizada, o reparador comparou a corrente de comando removida do motor e a corrente de comando nova, constatando que a diferença era excessiva e finalizou o tópico dizendo que após essas manutenções, o motor voltou a funcionar normalmente, sem apresentar a falha relatada.

Comentários