Oficina Brasil


Fiat Uno 2017 não desliga o eletroventilador

O Hatchback compacto da montadora Italiana, equipado com motor Firefly 1.0 3 cilindros Flex, de 77cv, chegou à oficina com a reclamação de acionar o eletroventilador logo após a partida, e não o desligar mais

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: O técnico, diante da situação, sabia que teria que utilizar toda sua habilidade analítica para identificar a origem do problema relatado.

Desta forma, antes de mais nada pegou seu bloco de anotações e escreveu seu plano de ação delineando o passo a passo dos testes que iria realizar. 

Sendo assim, seguindo rigorosamente seu planejamento o primeiro sistema a ser verificado seria o sistema de arrefecimento, visto que o hodômetro marcava apenas 17mil KM rodados, queria ter certeza se tudo funcionava perfeitamente. Logo, constatou que a válvula termostática, sensor de temperatura, bomba d’água e radiador estavam todos em condições normais de trabalho.

Dando sequência ao seu plano de ação, o profissional acessou a ECU do veículo com o scanner, e percebeu que mesmo em modo manual, apenas a velocidade máxima do eletroventilador acionava, em seguida testou a resistência dele e viu que estava normal, porém não chegava sinal elétrico no conector.  

Se tratando de um caso atípico para um veículo de quilometragem tão baixa, e sem mais ideias de quais testes poderia aplicar, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil.

Assim, o técnico entrou no fórum, abriu o tópico referente a seu caso e relatou tudo o que havia verificado até então, para que com a ajuda dos colegas reparadores chegasse a um diagnóstico. Pouco tempo depois, as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro reparador a postar no tópico deixou sua contribuição perguntando se o veículo estava equipado com ar-condicionado, e caso positivo, destacou a necessidade da verificação da carga de gás, do relé de acionamento da ventoinha e por fim, confirmar o bom funcionamento do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Explicou as perguntas afirmando que para o ventilador entrar com o motor frio era sinal de um problema no sistema de ar-condicionado, relé de primeira velocidade travado ou ainda mau funcionamento no sensor do líquido de arrefecimento.

Já o segundo colega, utilizando-se de sua experiência, informou que já pegou vários casos com problemas similares ao relatado. Chamou atenção para a verificação dos pinos do sensor de temperatura, destacou também na possível interferência do silicone no contato do sensor com o líquido de arrefecimento, o silicone é muitas vezes utilizado, mas se colocado em excesso pode prejudicar o funcionamento do sensor.

O terceiro, por sua vez, compartilhou uma experiência semelhante que vivenciou em sua oficina, na qual o veículo apresentava funcionamento intermitente no sistema de arrefecimento, ou seja, ligava e desligava o ventilador de forma aleatória, como também tinha momentos que ligava e não desligava. 

Destacou que em seu caso a solução foi a limpeza das escovas do eletroventilador, pois estavam muito sujas prejudicando seu funcionamento.

SOLUÇÃO: O reparador leu atentamente todas as dicas e sugestões e após breve tempo retornou informando que o sistema do ar-condicionado estava sem gás, pois apresentava vazamento, e o cliente não tinha relatado. Enviou o veículo para fazer a manutenção no ar-condicionado e após a carga de gás correta, o sistema de arrefecimento voltou a funcionar perfeitamente. Agradeceu todos os colegas que contribuíram e finalizou o tópico.  

Comentários