Oficina Brasil


Fiat Toro 1.8 Flex com pressão de óleo baixa

A Camionete da marca italiana, equipada com motor EtorQ Evo 1.8 16v Flex, chegou à oficina com defeito no motor, foi constatado com a desmontagem do mesmo que a canaleta de um dos pistões estava quebrada

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO:  O reparador tinha consciência que teria que fazer uma inspeção detalhada dos componentes mecânicos desse motor, a fim de identificar a causa da falha do veículo.

Desta forma, o profissional realizou todo o procedimento de desmontagem do motor, e encaminhou suas peças para uma retífica de confiança, quando retornou já retificado, realizou a montagem dentro dos padrões determinados pela fabricante, mas percebeu que os tuchos de válvulas, que são hidráulicos, não carregavam, testou a pressão do óleo e verificou que estava abaixo do determinado pelo fabricante.

Como havia realizado todo o procedimento de forma correta, e a bomba de óleo estava em perfeito funcionamento, o reparador resolveu acessar o Fórum Oficina Brasil. Tomando o cuidado de passar o máximo de informações acerca do caso, quanto aos sintomas e testes já realizados, o reparador em pouco tempo, começou a receber as primeiras dicas e sugestões, que o ajudariam de sobremaneira na resolução deste caso.  

O primeiro colega a responder chamou a atenção para o fato que estes novos motores automotivos, se não for feito uma retificação de qualidade seguindo as medidas exatas do motor de acordo com a fabricante, pois qualquer diferença pode alterar a pressão do óleo. O reparador sugeriu também que o verificasse qualidade do óleo de motor e filtro de óleo.

Ao ler a dica e sugestão do colega o reparador afirmou que cabeçote foi trocado, e parte de retífica apenas em cilindro, e que o virabrequim estava original.

O segundo colega do fórum indagou se o reparador havia testado os jetcooler e se não ficaram abertos direto.

O reparador respondeu prontamente que todos os jetcooler haviam sido revisados na retífica.

Um quarto colega do fórum perguntou se o cabeçote e a junta são o de correta aplicação pra esse motor, pois existem variações nesses motores E-Torq EVO.

O reparador ao ler a pergunta respondeu prontamente que havia comprado uma junta de cabeçote da FIAT com a mesma numeração da original do carro, e que iria montar a junta na tentativa de resolver de forma definitiva o problema do veículo.

SOLUÇÃO

Após pedir a junta da FIAT, o reparador removeu o cabeçote novamente, e ao analisar o cabeçote do carro com o cabeçote antigo que estava com baixa pressão de óleo, encontrou o defeito. Explicou aos colegas do fórum que a retífica montou os comando de válvulas invertido, obstruindo os furos de lubrificação que tem no eixo. Ao corrigir o erro da retífica o veículo voltou a apresentar pressão de óleo dentro do especificado pelo fabricante. 

Comentários