Oficina Brasil


Fiat Strada 2015 sem comunicação com o módulo ABS

A camionete compacta da marca italiana, equipada com motor Fire 1.4 8v de 86cv, chegou à oficina com as reclamações de estar acom as luzes de ABS e airbag acesas no painel, além do hodômetro piscando

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Diante da situação o reparador sabia que estava diante de um problema complexo e que exigiria informação técnica e gestão do procedimento de diagnóstico. 

Desta forma, iniciou seu plano de ação com o passo a passo com os testes que iria realizar a fim de identificar a causa do problema do veículo. Realizada essa importante etapa, iniciou imediatamente os testes respeitando rigorosamente seu planejamento. 

Assim, conectou o scanner à ECU do veículo, a fim de detectar algum DTC gravado na memória, mas o aparelho não conseguiu comunicação com o módulo, como se alguma ligação estivesse interrompida.

Sabendo se tratar de um defeito elétrico, o profissional adquiriu o esquema elétrico do sistema ABS, porém não era do ano específico do veículo em que estava trabalhando, e ao analisar o sistema percebeu que havia divergências nos componentes.

Sem mais ideias de como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil, um espaço dedicado ao compartilhamento de informações entre os técnicos automotivos de norte a sul do país, nesse fórum os colegas do setor ajudam com dicas e sugestões para compartilhar o caso com os colegas de profissão, e verificar se alguém podia lhe fornecer o esquema elétrico correto. 

Ao apresentar a problema no fórum com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema.

O primeiro reparador a se pronunciar sugeriu a substituição do módulo ABS

Um outro reparador experiente neste tipo de situação deu uma dica que fez toda a diferença na resolução do caso, pois perguntou ao técnico se ele já havia tentado fazer o alinhamento de proxy.

Já o terceiro colega do setor solicitou mais informações sobre o caso como histórico da falha depois de alguma manutenção ou outro fator, como alagamento, troca de bateria, se o veículo era de leilão ou recuperado.

SOLUÇÃO

Após ler atentamente todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum o reparador retornou informando que o módulo do airbag estava completamente molhado, assim, substituiu o módulo do airbag e o scanner se comunicou imediatamente.

Entretanto, o hodômetro continuava piscando porque não tinha o scanner correto para fazer o alinhamento do proxy, após conseguir um scanner e realizar o alinhamento de proxy o hodômetro parou de piscar e o veículo voltou a funcionar perfeitamente.

Agradeceu os colegas do fórum que ajudaram nesse caso e finalizou o tópico como resolvido. 

Comentários