Oficina Brasil


Fiat Siena 2002 não entra em funcionamento

O Sedã 1.0 16v chegou na oficina sem funcionar, ao acionar a chave nenhum atuador entrava em funcionamento, bomba de combustível, bicos, bobinas, nada funcionava!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O técnico sabia que estava diante de um problema que exigiria uma série de competências, principalmente, as relacionadas a testes elétricos, como continuidade, tensão elétrica, dentre outras. 

Assim, antes de iniciar as verificações no veículo, registrou em seu bloco de notas, o passo a passo que deveria seguir para encontrar o que estava causando o problema do veículo.

O primeiro item em seu plano de ação consistia na utilização do scanner para verificar a presença de algum código de falhas que indicasse falha em algum componente ou sistema que porventura seria o causador do mau funcionamento do veículo.

Ao instalar o scanner no conector de diagnóstico para se comunicar com o módulo de controle do motor, constatou que o scanner não conseguiu se comunicar. 

Antes de ir para o próximo passo, o técnico decidiu verificar a alimentação positiva e negativa do módulo de controle do motor. Com um multímetro na escala de tensão constatou que tanto a alimentação positiva quanto a negativa estavam dentro das especificações.

Feito isso, como sabia que nenhum atuador recebia alimentação positiva, e que essa alimentação vinha do relé principal, verificou se o módulo de controle do motor estava chaveando corretamente o relé.

Para sua surpresa, o módulo não enviava sinal negativo para o pino negativo do relé, justificando a falta de alimentação dos atuadores. Faltava saber se o problema era interno do módulo de controle ou se era alguma anomalia no chicote elétrico entre o módulo e o relé.

Sem perda de tempo, partiu para o teste de continuidade do chicote e confirmou que estava tudo certo. Restava apenas a possibilidade de o módulo de controle do motor estar com problemas internos.

Sem mais ideias de como proceder neste caso, o profissional entrou em contato com os colegas reparadores do Fórum Oficina Brasil para auxiliá-lo com este problema. 

O primeiro reparador a deixar sua contribuição perguntou ao técnico sobre sistema de imobilizador, quanto ao seu bom funcionamento. Indagou também se o técnico observou se a luz do “code” acende e apaga em seguida.

Perguntou também se a luz de injeção acendia ou não. E sugeriu que o problema estava provavelmente no módulo, com problema interno, se o técnico já havia confirmado a alimentação deste.

E deixou a dica para o reparador retirar o módulo e encaminhar para inspeção, para reparo ou substituição.

Um outro reparador colega do fórum salientou que havia pego esse mesmo modelo, com mesmo defeito e que o problema era a central que não acionava relé e não tinha pulso em nada, para solucionar trocou a central e resolveu o inconveniente.

Mais um colega do fórum deixou sua dica, perguntando se o sinal do sensor de rotação tinha sido verificado com osciloscópio e se estava com o oscilograma estava dentro dos padrões.

Rapidamente o técnico respondeu que havia realizado o teste do sinal do sensor de rotação com osciloscópio e que o mesmo estava perfeito.

SOLUÇÃO

Após ver todas as dicas e sugestões o técnico decidiu remover o módulo de controle do motor e levar para testes. Aguardou um tempo pela resposta do especialista em análise de módulos e ao receber o laudo confirmou que havia um problema interno no módulo. 

Imediatamente instalou um novo módulo de controle do motor e o problema foi definitivamente solucionado. 

Comentários