Oficina Brasil


Fiat Punto 1.4 2009 entrando em estado de emergência

O hatchback italiano foi encaminhado à oficina com uma falha intermitente, ao acelerar para realizar a troca de marcha, o motor desliga, o ponteiro de temperatura vai ao máximo e o computador de bordo indica líquido de arrefecimento em alta temperatura

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Diante da situação o reparador sabia que o problema poderia ser causado por diferentes sistemas do veículo, por isso antes de iniciar os testes decidiu confirmar a ocorrência da falha, observou que após acontecer o problema, ao dar partida, o veículo entra em funcionamento normalmente, e também que ocorre independente de o motor estar frio ou quente. 

Assim, feita a confirmação iniciou o plano de ação com a sequência dos testes que iria realizar a fim de encontrar da forma mais fácil e rápida a causa da anomalia. Em seu planejamento o primeiro passo consistia na utilização do scanner para verificar a presença de algum código de falhas na memória da central de comando do motor. 

Sem perda de tempo, instalou o scanner no conector de diagnóstico, acessou o menu referente à verificação dos códigos de falhas, e para sua surpresa, não havia nenhum código que poderia lhe guiar na direção da resolução desse caso.

Realizou outros testes presente em seu plano de ação, contudo, sem êxito.

Esgotada suas tentativas, decidiu pedir ajuda aos colegas do fórum Oficina Brasil, o maior fórum do setor de reparação automotiva do Brasil que há mais de dez anos vem ajudando os técnicos automotivos a realizarem diagnóstico de falhas através da troca de experiências e compartilhamento de informações. 

Ao abrir o tópico no fórum referente a seu caso, explicou os detalhes do caso quanto a características da falha, bem como os testes que já havia realizado. 

Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a surgir.

O primeiro técnico destacou a possibilidade de ter trinca no cabeçote ou na junta, e sugeriu que o técnico realizasse um bom teste de pressão do sistema e análise das velas.

Um outro reparador experiente neste tipo de situação deu uma dica que fez toda a diferença na resolução do caso, pois destacou que este problema poderia estar relacionado a algum aterramento ou alimentação positiva, principalmente no polo positivo da bateria assim como nos  fusíveis principais (maxisfusíveis), chamou a atenção para conferir com bastante critério, pois é um problema comum nesse modelo de  veículo a ocorrência de algum fusível trincar ou estar com mau contato, o que ocasionaria exatamente os problemas relatados pelo técnico.

De posse destas valiosas informações o técnico elaborou um novo plano de ação com o passo a passo que iria realizar para enfim realizar o diagnóstico de forma assertiva.

SOLUÇÃO

Os únicos testes que não havia realizado foram no chicote elétrico e no módulo do motor. Seguindo seu planejamento o primeiro item consistia na conferência da alimentação do módulo do motor, desta forma, ao examinar o chicote do sistema da injeção eletrônica se deparou com um fio desencapado, ao acessar o esquema elétrico a fim de identificar o fio, descobriu que se tratava da alimentação pós-chave (linha 15) do módulo de controle do motor. 

Sem demora realizou o isolamento do fio da forma correta e deu partida no veículo. Fez o teste de rodagem e para sua alegria e satisfação não apresentou a falha, concluindo assim o diagnóstico, agradeceu todos os colegas do fórum pela ajuda e apoio e finalizou o diagnóstico entregando o veículo ao proprietário com a certeza que realizou um reparo bem sucedido. 

Comentários