Oficina Brasil


Fiat Idea não programa câmbio Dualogic

A minivan da montadora Italiana, equipada com o motor E-torq 1.8 16v flex de 132cv, chegou para o profissional com a reclamação de trepidar a transmissão Dualogic, após ter substituído a embreagem em outra oficina

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: O reparador sabia que estava diante de um problema complexo e que lhe exigiria bastante conhecimento técnico acerca do sistema, bem como, de ser criterioso nas verificações.

Assim, sem perda de tempo, traçou seu plano de ação com a sequência lógica dos testes que iria realizar a fim de não esquecer nenhum item no momento do diagnóstico. 

Desta forma, seguindo rigorosamente seu planejamento, o reparador conectou o Scanner na ECU do veículo, a fim de realizar o aprendizado da transmissão, pois acreditava que este era o motivo do defeito. Porém, constatou que o veículo não aceitava esta configuração via scanner. 

Convencido de que o defeito estava aí, o profissional revisou todo o chicote do sistema Dualogic, verificando que estava tudo ok, em seguida substituiu a embreagem novamente, além de outro atuador, mas o defeito persistiu.

Em seguida, substituiu o módulo da transmissão, verificou possíveis DTCs via scanner, mas nada parecia fora de lugar. Sem mais ideias de como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir. O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que provavelmente este carro pode ter algum tipo de defeito que não permite fazer a reprogramação do sistema.

Ao ver essa dica o reparador explicou que já fazia dias que procurava um problema para justificar a não execução da programação, porém, sem sucesso.

Um outro colega do fórum indagou ao reparador se ele havia observado a possibilidade de algum conector ter sido trocado, se o robô havia sido revisado e, por fim, se o câmbio estava engatando certo manualmente. 

Ao que o reparador sem perda de tempo respondeu que já havia olhado várias vezes os conectores e que o robô havia sido revisado na outra oficina e finalizou informando que as marchas engatam, entretanto, apresenta trancos e trepidação. 

O terceiro colega do fórum a contribuir com sua experiência disse que para resolver de forma definitiva essa situação o reparador deveria começar pela parte mecânica, como correta aplicação da embreagem, altura do volante e depois fazer os testes de pressão e se ficava estável, sem perdas e fazer os testes nas EVs, suas posições e funcionamento.

SOLUÇÃO: Ao ler todas as dicas de sugestões o reparador retornou informando que na outra oficina tinham desmontado a válvula EV0 da embreagem e montaram sem calibrar.

Assim, após realizar a calibração da válvula, o sistema voltou a funcionar perfeitamente.

Comentários