Oficina Brasil


Fiat Grand Siena com pedal de embreagem baixo

O sedã da marca Italiana com motor 1.6 16v E-Torq foi levado à oficina pois estava com o pedal de embreagem baixo, após realizar um teste de rodagem o técnico confirmou a reclamação do cliente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, diante do desafio que estava a sua frente, tinha consciência que além do conhecimento técnico sobre o sistema deveria também listar de forma organizada os testes e procedimentos que deveria realizar a fim de solucionar o caso. 

Desta forma, realizou o planejamento com critério, e o primeiro procedimento que constava em seu plano de ação era a realização da sangria no sistema hidráulico de embreagem, e assim o fez, e para sua alegria voltou ao seu perfeito funcionamento.  

Entretanto, em poucos dias o cliente retornou à oficina queixando-se que o defeito voltou.  

Diante disso, o reparador decidiu substituir o cilindro mestre da embreagem, após esse procedimento o sistema de embreagem voltou a funcionar normalmente, mas novamente em poucos dias o pedal da embreagem voltou a baixar e consequentemente dificuldade de engatar as marchas.  

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referentes ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que provavelmente isto estava ocorrendo devido a um problema no atuador secundário, ou seja, o localizado no câmbio.

Ao ver essa dica o reparador explicou que também estava suspeitando deste componente, entretanto, afirmou que ao fazer uma inspeção não viu a presença de vazamentos bem como o óleo estava sempre no nível.  

O mesmo colega que deu a sugestão da troca do atuador secundário perguntou ao reparador como ele estava realizando a sangria do sistema.  

Ao que o reparador sem perda de tempo respondeu que fazia a sangria injetando o pedal como também deixando o óleo descer por gravidade. 

Destacou ainda que realizou novamente a sangria e entregou o veículo para o cliente para que o mesmo observasse se o problema iria persistir, dessa forma, ficou aguardando o feedback do cliente para saber se realmente tinha solucionado de forma definitiva este caso. 

Um outro colega do fórum informou que já havia pego um problema similar a este em outro modelo de veículo e que havia substituído a embreagem e cilindro do atuador, mas sem sucesso, então realizou a sangria por vácuo e resolveu o problema. 

O terceiro colega do fórum a contribuir com sua experiência disse que para resolver de forma definitiva essa situação o reparador deveria substituir o kit de embreagem e o atuador. 

SOLUÇÃO

Após o veículo retornar à oficina com o mesmo problema, o reparador fez o procedimento de sangria por vácuo, porém sem sucesso, assim decidiu após ler a dica do colega do fórum para substituir o kit de embreagem e o atuador, assim, trocou tanto o kit de embreagem como o atuador. Fez o teste de rodagem do veículo com o cliente comprovando o bom funcionamento do sistema, assim confirmou a assertividade do diagnóstico. 

Comentários