Oficina Brasil


Direto do Fórum: Março/2016

Confira os melhores tópicos.

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Citroën C4 Pallas 2008 Automático não pega

Defeito: Carro chegou rebocado na oficina, sem partida, câmbio travado, scanner não estabelecia comunicação com a ECU e vez ou outra o veículo entrava em modo “Eco”. 

Diagnóstico: Reparador testou as alimentações do BSM e da BSI que aparentemente estavam normais; alimentação do módulo da injeção também em ordem. Reparadores participantes pesquisaram no próprio Fórum, e analisando casos similares em que outros reparadores passaram pela mesma situação, concluíram que na maioria dos casos o problema se concentrava na BSM, BSI ou chave de seta.

Solução: Baseado nestas dicas, o reparador conseguiu concluir rapidamente que o problema estava na BSM. Substituída a peça e com uma recarga na bateria, tudo   voltou a funcionar normalmente.

Hyndai Santa Fé com marcha lenta irregular

Defeito: Reparador recebeu o veículo com a marcha lenta irregular, leitura do sensor MAP alto e tempo de injeção também alto. O scanner apontava falha no sensor de posição do virabrequim. 

Diagnóstico: Primeiro passo foi testar o sensor de posição do virabrequim, e mesmo utilizando uma peça nova para teste, o problema persistia. Foi efetuada limpeza do corpo de borboletas, conferido o sincronismo do motor, e aparentemente tudo estava correto, mas o problema persistia. 

Solução: Após avaliar com cuidado diversos procedimentos e componentes, reparador conseguiu solucionar o problema com a substituição da válvula de controle do fluxo de óleo no cabeçote. 

Saveiro G3 2004 Flex não funciona (sem sinal de rotação)

Defeito: Cliente estava rodando com o veículo, que um certo momento apagou o motor, e não voltou mais a funcionar corretamente. 

Diagnóstico: Já na oficina, reparador testou todos os componentes, checou sinais, continuidade em chicote e conectores, checou todos os aterramentos, carga da bateria, sincronismo, e por precaução testou 3 sensores de rotação novos, mas o problema persistiu. Desconectou cada um dos sensores para testes, conectou outro módulo, checou reles e sensores, desconectou o painel, tentou virar o motor sem o motor de arranque, mas não havia sinal de rotação e por consequência não havia pressão na bomba, pulso nos injetores, faísca, etc. Tentou dar a partida com o sensor de rotação desligado, para que a ECU pegasse a leitura de fase, mas também não funcionou, conferiu o sincronismo entre os sensores de fase e rotação, mas sem sucesso. Cercada todas as possibilidades eletrônicas, reparadores do Fórum sugeriram a troca da roda fônica, mas em princípio, também não resolveu.

Solução: Um dos muitos participantes que estavam ajudando a resolver este caso, lembrou que passou por uma situação semelhante, e constatou que a nova roda fônica não se ajustava perfeitamente, e partiu para a troca por uma peça genuína. Reparador seguiu a sugestão, e uma nova roda fônica, mas desta vez genuína, e finalmente conseguiu restabelecer o funcionamento normal do motor.

Gol 1990 com problema crônico no freio

Defeito: Veículo chegou à oficina para uma revisão completa do sistema de freios, mas mesmo com componentes novos, troca do fluido de freio, e todos os procedimentos efetuados de forma correta por um reparador experiente, o sistema continuou sem eficiência.

Diagnóstico: Participantes do Fórum interagiram de forma muito colaborativa, e sugeriram conferir, entre outros itens, a válvula de retenção do servo freio; se o cilindro mestre era compatível com a aplicação; ajuste na haste do servo freio; eficiência do cilindro mestre novo; etc.

Solução: Ao desmontar o cilindro mestre novo para testes, reparador notou que havia fluido de freio dentro do servo freio, concluindo que o cilindro mestre novo estava mesmo com defeito, conforme sugerido por um dos participantes. Trocado a peça defeituosa por outra, o sistema de freios voltou a atuar com eficiência.

Corolla 1.8 16V 2007 Flex demora a pegar quando o motor esfria

Defeito: Quando o motor permanecia parado em um intervalo acima de uma hora, ficava difícil de pegar, mesmo abastecido somente com gasolina. Não havia registro de falhas na memória, e depois de alguma insistência, quando o carro pegava, funcionava normalmente. 

Diagnóstico: Reparador checou diversos itens e parâmetros, entre eles pressão de combustível, pressão residual, temperatura do líquido de arrefecimento, sistema de partida a frio sem gotejamento ou acionamento indevido, tensão da bateria, limpeza e vazão dos bicos equalizada, procedência e qualidade do combustível, e aparentemente tudo estava em ordem, mas o problema persistia.

Solução: Uma limpeza no atuador de marcha lenta melhorou bastante a situação, mas a partida ainda levava de 4 a 5 segundos. Das dicas sugeridas pelos participantes, casos similares com este modelo foram solucionados com a substituição da sonda lambda, que mesmo não acusando falha, não mantinha o A/F correto. Nestes casos, um scanner que faça a leitura do A/F se mostra bastante útil.

Vectra 2.0 Motronic acende a luz de injeção quando pisa no freio

Defeito: Ao acionar o pedal do freio, a luz de anomalia da injeção se acendia no painel. Soltando o pedal, a luz se apagava. No scanner estava registrado o código 87 referente à tensão baixa no relé do ar-condicionado. 

Diagnóstico: Participantes do Fórum sugeriram checar fusíveis, pontos de aterramento da bateria e da lanterna traseira esquerda. 

Solução: Os aterramentos estavam todos em ordem, mas as lâmpadas das lanternas traseiras eram de qualidade e procedência duvidosa e algumas estavam queimadas. Ao substituí-las por lâmpadas novas e de boa qualidade, o problema foi sanado.

 

Comentários