Oficina Brasil


Dica sobre falha intermitente nos motores Fiat E.torQ

Após se deparar com repetidos casos similares, participante do Fórum resolveu publicar uma dica para os demais reparadores envolvendo veículos equipados com o propulsor Fiat E.torQ

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Defeito: Após se deparar com repetidos casos similares, participante do Fórum resolveu publicar uma dica para os demais reparadores envolvendo veículos equipados com o propulsor Fiat E.torQ, e que durante o percurso apaga repentinamente o motor, mas depois volta a funcionar normalmente. 

Diagnóstico: Pelo scanner, esse tipo de ocorrência não deixa nenhum registro de avaria. O problema se encontra no chicote do sensor de rotação, que sofre ação de vazamento de óleo que escorre pela junção da tampa de válvulas, e que por consequência acumula sujeira como terra e areia, que por atrito decorrente da vibração, acaba descascando os fios da base do plug, gerando um curto-circuito rápido e intermitente quando o veículo passa por algum obstáculo. Por ser apenas momentâneo, o curto apenas apaga o motor, e não gera o registro da falha, e depois acionando a partida, o motor volta a funcionar normalmente.

Solução: O primeiro passo é eliminar o vazamento de óleo na tampa de válvulas, e depois limpar e checar o estado dos fios junto ao conector do sensor de rotação.

Comentários