Oficina Brasil


Citroën C4 Pallas não dá partida

O veículo da montadora francesa chegou à oficina no reboque, pois segundo o proprietário ao dar a partida o motor gira mas não entra em funcionamento

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, inicialmente, conferiu a sua quilometragem, que marcava naquele momento 105.000 Km rodados, Isso lhe mostrava que existiam várias peças que poderiam estar gastas caso o proprietário não tivesse realizado a manutenção preventiva.

A primeira observação era a verificar a pressão do sistema de combustível. Utilizando-se de um manômetro realizou a medição diretamente na flange da bomba e com a ignição ligada constatou que seu valor estava adequado para o sistema flex, pois marcava  4,0 BAR de pressão e vazão máxima. Observou nesse momento no painel de instrumentos a ativação do modo econômico. Como a pressão estava adequada, decidiu dar partida no motor, e para sua surpresa o motor entrou em funcionamento e o modo econômico desapareceu do painel. 

Ao realizar a verificação constatou a presença do código P1622, código relacionado ao mau funcionamento do motor, que pode ser causado por falhas em diferentes componentes como catalisador, ou problema de pressão da linha de combustível, ou seja, o técnico estava no caminho certo. Então partiu para a inspeção visual da conjunto da flange da bomba de combustível. 
Ao desmontar o conjunto, observou que a bomba instalada ainda era a original do veículo, notou ainda que o sensor de nível de combustível estava queimado e, com um olhar mais atento identificou que o terminal negativo da bomba estava derretido. 

Como um dos terminais da bomba estava derretido, imaginou que deveria ser devido a um alto consumo de corrente da bomba. Como todos os componentes ou estavam danificados ou muito utilizados, decidiu substituir a flange, bomba e sensor de nível, pois o veículo como visto anteriormente já tinha uma quilometragem considerável. Assim, trocou estes componentes e o veículo funcionou de forma regular, apagou o código de falhas com o scanner, deixou o veículo funcionando por um bom tempo e a luz de anomalia não acendeu mais. 

Mas como o veículo entrou em funcionamento antes da substituição destes componentes, o técnico ficou em dúvida se o problema era referente apenas  a estes problemas  ou que havia outras anomalias. Para sanar esta dúvida, entrou em contato com os amigos reparadores do Fórum Oficina Brasil,Logo, começaram a dar dicas e informar sobre casos similares. Dentre as várias respostas uma lhe chamou a atenção, pois destacou a necessidade da troca das velas de ignição. Todavia, antes de realizar a substituição, fez o teste do sistema de ignição com osciloscópio para identificar possíveis falhas nas velas ou bobinas. Ao realizar a análise identificou que o tempo de centelhamento estava baixo.

SOLUÇÃO

Após a substituição das velas, colocou o veículo em funcionamento, fez o teste de rodagem por aproximadamente 40 quilômetros, o veículo não apresentou nenhuma falha ou falta de desempenho.

Comentários