Oficina Brasil


Citroën C4 Pallas 2008 com problema na lubrificação

Após a realização de um reparo no motor em outra oficina, o proprietário percorreu duas quadras com o veículo e motor começou a bater novamente

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIANGNÓSTICO

Ao receber o veículo em sua oficina o reparador, analisando a situação, sabia que teria que antes de mais nada remover a parte inferior do motor, a fim de garantir a qualidade do serviço. Assim realizou a desmontagem e enviou o virabrequim para a retífica. Decidiu também em substituir a bomba de óleo, válvula do filtro de óleo, bem como o óleo lubrificante com as especificações técnicas apropriadas para o motor desse veículo. Após montar tudo novamente, o motor apresentou pressão do sistema de lubrificação no regime de marcha lenta abaixo do indicado, especificamente 0,3 Bar, enquanto o recomendado seriam 5 Bar. 

Diante da situação o reparador decidiu pedir ajuda aos amigos do fórum Oficina Brasil, um espaço dedicado ao compartilhamento de informações entre os técnicos automotivos de norte a sul do país, nesse fórum os colegas do setor ajudam com dicas e sugestões a fim de solucionar os problemas que ocorrem nos diferentes sistemas automotivos.

Ao apresentar a problema no fórum com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema.

O primeiro reparador a se pronunciar destacou que realmente a pressão do óleo em marcha lenta estava muito baixa, e perguntou se no óleo lubrificante tinha presença de limalha de ferro, o que prontamente foi respondido pelo técnico que afirmou haver muita limalha e foi por esse motivo que substituiu o lubrificante e complementando disse que mesmo acelerando a pressão do óleo se mantinha a 0,3 bar.

O mesmo reparador perguntou se essa pressão se mantinha independente de o motor estar frio ou quente. 

O técnico respondeu que sim,  na partida iniciava com 2 bar e depois diminuía até atingir 0,3 bar.
Um outro reparador afirmou que este motor deve ter folga nos comandos do cabeçote, pois eles também interferem na pressão de óleo do motor.

Seguindo as dicas e sugestões um outro colega fez uma perguntou se o reparador estava medindo a pressão de óleo na saída do interruptor de óleo e caso positivo, sugeriu que se possível realizasse a medição da pressão na parte superior do cabeçote para ter o comparativo, e se fosse o motor 2.0 16v realizasse a análise do filtro de óleo, pois já havia pego um veículo do mesmo modelo que estava com um filtro de uma marca desconhecida piscando luz de óleo e só parou com a troca do filtro.

E por fim, um outro reparador já experiente com o modelo de veículo em questão deu uma dica que ajudou de forma definitiva o técnico, destacou que o filtro tem uma cruzeta no meio onde encaixa na tampa, muitos quebram na montagem, no compartimento do filtro que fica no motor tem uma haste tipo by-pass, que observasse atentamente isso. E isso causa esse defeito de pressão de óleo.

SOLUÇÃO

Após registrar todas as dicas e sugestões dos amigos reparadores, o técnico partiu para a elaboração de um novo plano de ação, em que faria um novo passo a passo baseado nas recomendações feitas pelos colegas. 

Assim, como primeira ação para tentar solucionar o inconveniente colocou um novo filtro de óleo e a tampa do filtro, pois de acordo com a dica de um dos colegas tem uma válvula integrada nela

Realizado o procedimento deu partida no motor e monitorando a pressão de óleo observou que estava em 4 bar. 

Depois disso tirou a tampa do comando e confirmou que estava sem folga. 

Posteriormente deixou o motor em funcionamento e depois saiu na rodovia, onde o motor perdeu as força e deu problema novamente. 

Desmontou o motor enviou para retífica, constatou que os comandos estavam riscados, assim substituiu os mesmos, instalou um novo cabeçote, agora ao funcionar o veículo a pressão iniciou com 5 bar e com o motor quente ficou em 4 bar. Fez o teste de rodagem e confirmou a assertividade do serviço realizado.

 

Comentários