Oficina Brasil


Citroen C4 Lounge 1.6L thp 2017 apresentando barulho ao ligar

O proprietário do veículo da marca francesa chegou à oficina relatando que ele apresenta barulho/ruído quando liga o motor

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Após ouvir a reclamação do cliente, o reparador, sem perda de tempo, iniciou o planejamento do passo a passo que iria realizar para descobrir a origem do barulho. A primeira verificação seria a confirmação do barulho relatado pelo cliente assim como identificar qual o componente estaria causando esta anomalia. E assim o fez, ouviu com atenção, verificou que o barulho ocorria próximo à turbina do veículo, em um primeiro momento era um ruído alto que diminuía logo em seguida. Durante a verificação do barulho, o técnico observou que a luz da injeção acendia no painel e que neste momento era limitada a potência do motor.

Diante disso, o técnico deu prosseguimento na sequência programada, que como segundo teste tinha a verificação dos códigos de falhas. Utilizando-se de um scanner, acessou o módulo de controle do motor a fim de saber qual o código de falhas estava em sua memória.

Ao entrar no menu leituras dos códigos de falhas constatou a presença do código U3FFF. O reparador também notou que ao apagar o código de falhas, o motor volta a acelerar normalmente e o barulho para. Outro detalhe observado pelo técnico era que quando ele desligava o motor e deixava uns 3 minutos em repouso, ao ligá-lo este voltava a apresentar o barulho e acendeia a luz de injeção, fazendo o veículo entrar no modo de aceleração limitada.

Assim, diante dos testes e verificações sem sucesso, decidiu pedir ajuda aos colegas reparadores do Fórum Oficina Brasil.

Dentre as diversas respostas dos reparadores, uma chamou a atenção do técnico, pois sugeria a visualização dos parâmetros de alguns sensores e atuadores, como por exemplo: sensor de pressão do turbo, pressão da bomba de alta. 

Outra dica fundamental que foi cedida pelos colegas do fórum foi o teste de bateria, pois códigos de falhas iniciados pela letra “U” podem indicar problemas na rede de comunicação, e que problemas na bateria podem ocasionar falha nas redes de comunicação.

Ao realizar os testes concluiu que a bateria do veículo estava em bom funcionamento.

A próxima verificação foi a medição da pressão da linha de alta pressão de combustível, utilizando o scanner no modo parâmetros contínuos, verificou que em marcha lenta apresentava um valor de aproximadamente 200 BAR. 

O técnico, através da consulta da literatura técnica específica, sabia que essa pressão estava muito alta para esse regime de funcionamento do motor. 

E, por fim, uma terceira dica, caiu como uma luva para o reparador, que  foi a enviada por um colega com bastante experiência na linha francesa, que informou que esses veículos dão problema recorrentes na bomba de alta devido ao uso da nossa gasolina tipo C, e principalmente a gasolina comum.

SOLUÇÃO

Após a dica do colega reparador do fórum sobre os constantes casos de quebra da bomba de alta devido à gasolina comercializada no Brasil, e como o barulho provavelmente era proveniente da bomba de alta, o técnico decidiu substituir este componente por um novo e, assim o fez, para sua imensa satisfação o veículo não apresentou mais barulho e após um teste de rodagem confirmou seu perfeito funcionamento.

 

Comentários