Oficina Brasil


Citroën C3 1.5L 2013 batendo válvulas

O veículo chegou à oficina falhando e apresentando barulho característico de batidas de válvulas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

Diante da problemática apresentada pelo veículo, o técnico decidiu como primeiro procedimento realizar a regulagem da folga de válvulas conforme as especificações técnicas obtidas no Manual Técnico Doutor IE, tal procedimento cessou as falhas do automóvel, porém o ruído permaneceu.

A fim de reduzir ou eliminar o barulho do motor o reparador decidiu fazer uma nova regulagem, porém, deixando com uma folga menor que a especificada, ou seja, deixando as válvulas um pouco “enforcadas”, entretanto, ao realizar esse procedimento, o veículo voltou a falhar e o barulho continuou. 

Sem saber mais o que fazer, o técnico decidiu pedir auxílio aos seus colegas do Fórum Oficina Brasil. Ao apresentar sua problemática aos colegas de profissão, detalhando qual o sintoma e os serviços que já foram realizados, não demoraram muito para que as primeiras dicas e sugestões começassem a chegar.

Um dos reparadores destacou o fato de que se a regulagem foi realizada conforme manda o manual, ou seja, seguindo as especificações corretas, e o problema de batida de válvulas continua, o problema vai estar provavelmente no cabeçote, desta forma, sugeriu que o reparador removesse o cabeçote e desse atenção especial às sedes de válvulas que poderiam ter “rodado”.

Outro colega do fórum sugeriu a substituição do balanceiro a fim de solucionar o barulho.

A terceira dica veio de um reparador que já havia pegado uma situação semelhante, em que a causa estava no desgaste do comando de válvulas, destacou que trocou também as válvulas e realizou a retífica do cabeçote mesmo sabendo que não é indicado esse procedimento pelo fabricante, mas em seu caso afirmou que o veículo ficou em perfeito funcionamento, aconselhou também a utilização da junta do cabeçote original, bem como a substituição de seus parafusos para evitar futuros problemas. 

Por fim, um dos técnicos presentes no fórum chamou a atenção ao fato de que esse motor, por não possuir tucho hidráulico, tem um barulho característico mesmo se as válvulas estejam com seus valores de regulagem dentro dos valores preconizados pelo fabricante. 

Diante desta última informação sobre o barulho característico, o técnico esclareceu que tinha conhecimento desta característica desse motor, entretanto, afirmou que o barulho estava alto demais a tal ponto que o proprietário do veículo mesmo não tendo conhecimento sobre mecânica achou estranho aquele barulho. 

SOLUÇÃO

Ao ler atentamente todas as dicas e sugestões dos parceiros do fórum, o reparador decidiu remover o cabeçote para ver ser identificava uma possível irregularidade no mesmo ou em algum componente móvel montado neste. 

Enviou o cabeçote para a retífica com o intuito de realizarem todos os testes e análises. Para sua surpresa e satisfação, identificaram que uma das válvulas estava com sua haste empenada, o que inicialmente lhe causou espanto, pois não entendia como isso aconteceu e porque aconteceu, só sabia que o cabeçote já havia sido removido em outra oficina, pois sua junta não era mais original. 

Feita a devida substituição da válvula defeituosa e realizada a montagem com todo o critério seguindo as informações técnicas, o barulho excessivo desapareceu e o veículo voltou ao seu funcionamento normal.

Comentários