Oficina Brasil


Chevrolet Sonic com dificuldade na partida com motor quente

O cliente levou o veículo, modelo Sonic 2013, à oficina reclamando que o veículo funciona normalmente, mas após esquentar o motor, o carro apresenta dificuldades para dar a partida, e acaba tendo de deixar esfriar por alguns minutos para conseguir ligá-lo novamente.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O reparador, após iniciar o diagnóstico, se direcionou ao Fórum de Reparadores para pedir a ajuda de seus companheiros, onde abriu um tópico relatando o ocorrido e pedindo o auxílio dos demais reparadores.

Diagnóstico

Ao ler o relato do reparador, um colega de Fórum realizou algumas perguntas para entender o caso, já que o reparador havia dado um relato breve e não muito detalhado.

Entre as perguntas, o colega questiona se existia algum código de falha registrado, quais os procedimentos já haviam sido realizados para tentar sanar o problema, se haviam sido verificados os sistemas de ignição e alimentação e se existia algum acessório adicional instalado no veículo, como rastreador ou antifurto.

Outro companheiro de profissão reclamou da falta de informações fornecida pelo reparador, dizendo que ele deveria se aprofundar mais no diagnóstico relatado, pois sem isso as dicas dadas pelos colegas seriam genéricas e dificilmente ajudariam com precisão.

Mesmo após reclamar da falta de informação o companheiro forneceu algumas dicas, que como ele mesmo relatou eram genéricas já que não tinha muitas informações do diagnóstico que já havia sido realizado.

Entre as dicas o companheiro recomenda verificar os sistemas de alimentação (regulador de pressão, bicos e bomba de combustível), de ignição (velas, cabos, bobinas e bateria) e mecânico (anéis e cilindros, especificação do óleo, tucho hidráulicos, pressão da bomba de óleo, catalisador entupido). O companheiro ainda recomenda verificar a sonda lambda, filtro de ar e carbonização excessiva nos pistões causados pela queima da gasolina.

Logo em seguida o reparador respondeu que o veículo possuía kit de gás natural veicular e que haviam sido realizados testes na bomba de combustível, nas velas e na bobina de ignição, também tinha sido realizada a troca dos filtros de combustível e de ar.

O reparador ainda informou que suspeitava de a falha ser causada pelo regulador de pressão, pois ao retirá-lo a linha de retorno de combustível estava superaquecida, e finalizou dizendo que o proprietário só abastecia o veículo com álcool e que ele havia relatado que o problema surgiu após ele abastecer o reservatório de partida a frio.

Em seguida, o colega do Fórum tornou a responder recomendando que fosse verificado o sistema de partida a frio, se o sistema não estaria dando passagem de gasolina para a admissão, causando afogamento do motor, assim dificultando a partida.

Alguns dias depois, por não terem mais respostas do reparador, o companheiro de profissão tornou a questionar como andava o caso do veículo e logo em seguida o reparador apareceu para dar uma resposta a seus companheiros que tentaram te ajudar no caso.

Solução

Ao relatar a resolução do problema, o reparador iniciou pedindo desculpas pela demora com a resposta, mas estava com problemas em seu celular e não conseguiu voltar ao tópico para respondê-los.

Após agradecer pelas dicas, o reparador disse que a falha estava no regulador de pressão e que por ter dificuldades de achá-lo na região, acabou tendo de encomendar a peça, mas após a instalação da peça nova, o veículo não apresentou mais falhas, sendo então liberado ao cliente. 

Comentários