Oficina Brasil


Chevrolet Celta 2002 cortando a ignição

O hatchback popular foi encaminhado à oficina apresentando a seguinte anomalia: com o veículo em movimento, acende a luz de temperatura e em seguida a luz de injeção e corta a ignição

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, diante deste desafio, decidiu como primeiro passo organizar em etapas a sequência dos testes que iria realizar a fim de identificar a causa da anomalia.

O primeiro teste que constava em seu plano de ação era a verificação via scanner da presença de algum código de falhas. 

E assim o fez, instalou o scanner automotivo no conector de diagnóstico, acessou a memória de avarias do módulo de controle do motor, entretanto, não havia nenhum código de falhas. 

O próximo teste consistia na verificação do aterramento, alimentação e estado dos fios do sensor de temperatura, após todas as análises concluiu que tudo estava dentro da normalidade.

Após realizar todos os testes previstos em seu planejamento e mesmo assim não descobrir a origem do problema, o técnico decidiu pedir auxílio aos colegas do Fórum Oficina Brasil.

O reparador então relatou todos os detalhes da falha do veículo, bem como os testes já realizados com o intuito de repassar o máximo de informações possíveis aos colegas do fórum para lhe ajudarem de forma mais assertiva possível.

Pouco tempo depois, as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro reparador a postar no tópico sugeriu a conferência de todos os pontos massa do motor, assim como a bateria e o sistema de carga.

Já o segundo colega a deixar sua contribuição recomendou a instalação de um novo sensor de temperatura para teste.

O terceiro, por sua vez, aconselhou que o técnico desse uma boa analisada no sistema de ignição bem como nos bicos injetores. 

E, por fim, o ultimo técnico a colaborar com sua experiência, destacou a necessidade de analisar o estado dos conectores, chicotes, caixa de fusíveis e reles, e reforçou ainda a verificação dos aterramentos.

SOLUÇÃO

Após ler com atenção todas as valiosas dicas e sugestões dos colegas reparadores, o técnico retirou o chicote e verificou novamente todos os aterramentos e fiação do sensor de temperatura e, por fim, refez todo o chicote. 

Realizou um bom teste de rodagem e confirmou que o problema foi solucionado.

Retornou aos colegas do fórum, informando como resolveu o caso, e deixou a dica que outras luzes estavam acesas no painel como a do óleo, bateria e do freio de estacionamento, mas no momento que falhava acendia somente as luzes da injeção e temperatura, e que depois permanecia uns 15 segundos somente a luz da temperatura. 

Agradeceu a ajuda dos colegas do fórum que mais uma vez foram fundamentais para o desfecho positivo de mais um caso de diagnóstico. 

 

Comentários