Oficina Brasil


Cargo 2422 com perda de potência

O veículo pesado da Ford, modelo Cargo 2422, ano 2011, chegou à oficina andando, mas apresentando perda de potência e com dificuldade na partida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Ao iniciar o diagnóstico, o reparador chegou a conectar o scanner ao sistema do veículo e constatou duas falhas, referentes aos bicos injetores do cilindro 1 e 4.

Diagnóstico

 Após remover os bicos injetores, o reparador constatou que os componentes apresentavam alta vazão de retorno, por esse motivo realizou a substituição de todos os 06 bicos injetores.

Em seguida, desmontou a bomba de alta e realizou a troca do reparo, das esferas e válvulas, substituiu ainda a bomba de engrenagem e ainda realizou o assentamento das esferas e o destravamento da m-prop.

Depois de montar o sistema e dar a partida, o veículo funcionou logo na primeira tentativa, mas ao sair para testá-lo na rua, o veículo cortou a potência de uma vez, fazendo com que o motor apagasse e fosse necessário remover o conector da m-prop para poder arrastá-lo para a oficina.

De volta na oficina, o reparador novamente conectou o scanner ao veículo, mas dessa vez constatou falha nos cilindros 1, 2, 3 e 4 e o módulo não permitia apagar os erros. Procedeu limpando o conector da m-prop, e verificando todo o chicote dos bicos e bomba de alta, após esse procedimento foi possível apagar os códigos de falha do sistema e o motor funcionou normalmente, sem apresentar novas falhas.

Com o motor funcionando perfeitamente, o veículo foi liberado para o cliente que prosseguiu viagem com o caminhão, mas após rodar mais de 800km em estrada, o cliente ligou para o reparador e informou que o veículo voltou a apresentar o mesmo defeito e que estava em uma oficina na cidade para verificar o problema.

Sem saber a fonte do problema, o reparador decidiu recorrer aos seus colegas do Fórum de Reparadores e ao relatar o ocorrido, informou que já havia tido esse problema em um outro veículo do mesmo modelo, que mesmo com o sistema de injeção completamente novo apresentava os mesmos sintomas e códigos de falhas. O reparador ainda relatou estar desconfiando ser um problema no chicote, mas o cliente precisava completar a sua viagem e por esse motivo não conseguiu revisar a fiação do veículo e questionou seus colegas se alguém já havia passado por algo parecido e se tinha alguma dica para ajudá-lo.

Solução

Um companheiro de profissão, ao ler o relato do reparador respondeu que o ideal seria testar o chicote para fios quebrados e possíveis curto-circuitos, recomendou ainda que fossem revisados os conectores, para verificar mau contato ou formação de zinabre.

No dia seguinte, o reparador retornou ao Fórum para dar um fechamento ao tópico que abriu e relatou que a oficina de Uberaba, onde o caminhão estava, havia resolvido a falha, causada pelo sensor de pressão do sistema common rail, que após a troca o veículo ficou normal e o proprietário já havia seguido viagem.

Comentários