Oficina Brasil


Bmw 116i 2015 gdi entrando em modo limitado

Proprietário chega à oficina relatando que o ao ser submetido a carga o veículo começa a apresentar falha no motor e entra em modo limitado

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Diagnóstico

O reparador, diante do relato do cliente, iniciou o planejamento de seu plano de ação, contendo o passo a passo dos testes a serem realizados. Decidiu que a primeira análise seria utilizando o scanner para verificar a presença de algum código de falhas que pudesse lhe auxiliar na identificação da causa da anomalia.  Ao realizar a verificação identificou os códigos de falhas 120308 e 213901 presentes na memória da central de controle do motor, referentes a regulagem da pressão de sobrealimentação, e redução de consumo, respectivamente. 

De posse desta valiosa informação, sabia que o problema estava no sistema de sobrealimentação, o que otimizou de sobremaneira o processo de diagnóstico. Como o código de falha 120308 direcionava para o subsistema de ar, o técnico suspeitou que poderia estar ocorrendo fuga ou entrada de ar no coletor de admissão ou próximo do corpo de borboleta (TBI). Para realizar esta análise de forma conclusiva, utilizou uma máquina de fumaça (Smooke machine) e, assim o fez, identificando um vazamento próximo ao TBI.Como não tinha certeza se esse pequeno vazamento poderia estar ocasionando a falha, partiu para a sequência de teste que havia planejado.

Em sua sequência, definiu como segundo passo a verificação da pressão do turbo via scanner, ao visualizar essa informação através do menu parâmetros contínuos, observou o valor de 890mbar e que não oscilava mesmo diante de algumas acelerações, o que lhe indicava que havia algum problema no controle da pressão do turbo. 

Realizados esses testes, o técnico decidiu pedir auxílio aos amigos reparadores através do Fórum Oficina Brasil. Assim, compartilhou sua problemática aos colegas que como de costume, deram suas contribuições de forma rápida e comprometida, com sugestões de testes ou relatando algum caso similar a fim de ajudar o reparador a identificar a causa da falha. Uma das primeiras sugestões enviadas pelos colegas foi a possibilidade de a falha estar presente no turbocompressor, intercooler ou tubulação até a admissão, bem como problemas no modulador do turbocompressor ou mesmo quebra da própria turbina. 

Diante desta dica, o reparador decidiu fazer uma análise minuciosa do sistema de controle do turbocompressor. Funcionou o veículo e observou que a válvula westgate que controla a pressão do turbo ora acionava ora não, e que a pressão chegava a 900kpa, entretanto, após chegar esse valor não mudava mais, o que é estranho, pois essa pressão deve variar de acordo com as diferentes solicitações de carga do motor.

O técnico decidiu estudar mais sobre o sistema antes de realizar novos testes, após consultar algumas informações, descobriu que o vácuo enviado para a válvula wastegate era dosado por uma válvula solenoide, que neste veículo ficava  em um local de difícil acesso, desta forma,  decidiu antes de mais nada instalar uma extensão, um plugue, a fim de colocá-la em um local mais acessível para então monitorar o sinal de controle do solenoide, para garantir que a central de controle do motor enviando o sinal assim como a integridade do chicote elétrico. 

Ao realizar a análise, por meio de um osciloscópio, visualizou o sinal e constatou que não havia problemas no envio e nem em suas características elétricas, pois havia variação do ciclo de trabalho do sinal PWM enviado pelo módulo à medida que a rotação do motor era modificada através do acionamento do pedal do acelerador.

SOLUÇÃO

Após confirmar que o acionamento estava sendo realizado de forma correta, decidiu verificar a temperatura de trabalho da válvula solenoide, através de uma câmera térmica, feita a análise, viu que trabalhava com uma temperatura próxima dos 60ºC, ou seja, muito alta, e que quando chegava a essa temperatura travava, causando a falha no motor e o disparo dos códigos de falhas.

Identificada a causa, substituiu a válvula solenoide por uma nova original e o veículo voltou a funcionar normalmente.

Comentários