Oficina Brasil


Amarok com dificuldade de partida

A camionete da montadora alemã, ano 2013, equipada com motor 2.0 16v turbo diesel, chegou à oficina apresentando dificuldade na partida, e fumaça no escapamento com cheiro forte e ardida aos olhos, porém normalizava assim que o motor atingia a temperatura ideal de trabalho

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O reparador, ao receber o veículo em sua oficina e ouvir atentamente o relato do cliente, estava ciente que para solucionar este caso deveria planejar o roteiro com o passo a passo dos testes que iria realizar.

Após a realização dessa importante etapa, iniciou os testes no veículo.

O primeiro teste que constava em seu plano de ação era a verificação do bom funcionamento das velas aquecedoras, e assim o fez, confirmando seu perfeito estado.

Na sequência verificou o valor da pressão de combustível, evidenciando que estava dentro dos valores preconizados pelo fabricante.

O terceiro teste era referente à verificação da pressão de compressão, sem perda de tempo o reparador realizou a medição e concluiu que a pressão estava com o valor dentro das especificações.

O último teste presente em seu plano de ação era a verificação da presença de algum código de falhas presente na memória de avarias da unidade de controle do motor, assim, utilizando-se de um scanner iniciou a verificação e concluiu que não havia nenhum código de falhas que poderia ajudá-lo a identificar a causa da anomalia do veículo.

Como na partida havia a presença de excesso de combustível no escapamento o reparador decidiu substituir todos os bicos injetores por outros originais, entretanto, não obteve sucesso.

O profissional não via mais saída para este caso, então solicitou a ajuda dos reparadores do Fórum Oficina Brasil.

O técnico, ao apresentar o caso aos colegas reparadores, descreveu todos os detalhes referentes aos testes realizados e os componentes substituídos.

Após um breve momento de expor a situação as dicas e sugestões começaram a surgir para ajudá-lo a descobrir a origem da falha.

A primeira dica estava relacionada ao estudo do sistema, verificação com buretas e retorno dos injetores, bem como a verificação da bomba de alta pressão. 

O segundo reparador destacou a análise do filtro de partículas, assim como da válvula EGR

Já o terceiro perguntou sobre como estava o sinal do sensor de rotação via osciloscópio e se o técnico havia realizado o teste da bateria no que diz respeito a queda de tensão nos cabos da bateria e voltagem na partida.

O técnico respondeu que a bateria foi aprovada no teste de queda de tensão.

SOLUÇÃO

Após ler e anotar as dicas e sugestões dos colegas do fórum o técnico decidiu abrir o motor e constatou que o anel raspador de óleo estava quebrado, e o pistão do 3 cilindro estava 1mm mais baixo, após essa conclusão decidiu retificar o motor, pois já se encontrava com medidas muito baixas para garantir a eficácia do diagnóstico. 

Comentários