Oficina Brasil


Amarok 2013 com barulho no motor após a retífica

Um reparador cadastrado do Fórum relatou que em sua oficina se encontrava um veículo da Volkswagen, modelo Amarok, ano 2013, que apresentava um barulho semelhante ao de tuchos sem carregar e dias depois sofreu calço hidráulico, sendo então levado à sua oficina

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Após receber o veículo, foi removido o motor para realizar a manutenção e substituição das peças necessárias, realizado o serviço, fizeram a montagem do motor e seus componentes no cofre do carro, mas ao testar o veículo, o motor pegava mas logo em seguida morria e quando finalmente entrou em funcionamento, o barulho semelhante ao de tuchos novamente apareceu, só que dessa vez havia se agravado e apresentava a falha P0016(Posição da Árvore de Comando 01 - Correlação da Posição da Árvore de Cames - Banco 01)

Diagnóstico

Sem saber como proceder decidiu relatar o ocorrido a seus companheiros de Fórum, mas ao descrever o caso, o reparador disse que o mecânico havia realizado o procedimento, dessa forma, um colega de profissão ao ler o relato questionou se era ele quem estava trabalhando no veículo e até se ele era reparador.

Logo em seguida, o reparador respondeu que ele trabalhava na parte elétrica e eletrônica, sendo o procedimento de montagem e desmontagem realizado pelo mecânico.

Diante da resposta do reparador, o companheiro de profissão tornou a responder explicando que o código de falha se refere basicamente a motor fora de sincronismo, em seguida questionou se foram utilizadas as ferramentas corretas para colocar o motor no ponto de sincronismo, se avaliaram o estado do cabeçote e dos comandos, se o reparador conseguia realizar um teste de compressão por cilindro utilizando o scanner e ainda se havia sido verificada a altura de cada pistão em relação à face do bloco.

Outro companheiro de Fórum recomendou conferir a montagem dos componentes e principalmente a aplicação da junta do cabeçote, pois existiam 03 modelos diferentes para esse veículo.

O reparador respondeu que iria verificar a informação com o mecânico referente ao sincronismo e montagem. Logo em seguida um terceiro colega de Fórum respondeu que por fazer eletrônica, o reparador deveria ser mais técnico e fornecer informações mais precisas e detalhadas para os companheiros poderem ajudá-lo melhor.

Foi então que o reparador explicou que o mecânico da oficina removeu o cabeçote e trocou a junta do veículo e foi quando o veículo começou a funcionar, mas morrer em seguida e ao acessar o sistema com o scanner constatou o código citado. Ele ainda respondeu que foi utilizada ferramenta de específica antes da desmontagem e para realizar a montagem. 

Solução

Mas logo após responder seus colegas, o reparador retornou ao tópico criado e relatou que ao verificar novamente a montagem do motor, o mecânico percebeu que não apertou corretamente a polia do comando de válvulas e ao acionar o motor saiu de sincronismo.

Após perceber o erro e torquear corretamente os componentes, verificando novamente o ponto de sincronismo do motor, o veículo funcionou corretamente e o barulho constatado anteriormente sumiu, sendo então liberado para o cliente.

Comentários