Oficina Brasil


Amarok 2013 Bi Turbo perdendo potência

A Camioneta da Volkswagen, equipada com motor EA189 TDI 2.0 16v Bi Turbo Diesel de 180cv, chegou à oficina com a reclamação de ao desligar o motor, emitir um barulho estranho, e esporadicamente apresentava perda de potência acima de 130 km/h, além disso a luz de pré-aquecimento das velas (molinha) piscava no painel, ao desligar o motor e ligar novamente, o defeito parava

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o técnico sabia que deveria mobilizar todo seu conhecimento e organização de seu processo de diagnóstico, pois o veículo apresentava uma série de defeitos.

Seguindo rigorosamente seu planejamento deu início ao processo de análise do veículo. Primeiramente percebeu que o ruído ao desligar o motor provinha da válvula moduladora da turbina de alta, que vibrava e fazia barulho por cerca de dois segundos após desligado o motor, em seguida saiu para uma volta de testes com o veículo, mantendo o scanner conectado para verificar o que ocorria no momento da falha de alta, e constatou os DTCs P0234 “sistema turbo pressão alta” e o P22D3 “válvula de entrada do turbo - travado fechado”.

O reparador percebeu que a camionete se comportava normalmente até 100km/h, acima disso perdia rendimento e a luz de pré-aquecimento piscava no painel, porém este defeito não ocorreu todas as vezes que testou o veículo, mostrando ser intermitente.

Desconfiado que o problema estava nas válvulas moduladoras das turbinas, substituiu ambas e mesmo assim o defeito persistiu. Sem mais ideia de como solucionar esta falha tão característica, o profissional compartilhou o caso no Fórum Oficina Brasil. 

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso. Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro colega a deixar sua ajuda informou que já havia pegado um problema desse, e o defeito era obstrução no catalisador.

O reparador ao ler a dica do colega informou que obstrução no escape era quase impossível, pois além de não ter nenhum sintoma relacionado, a pressão no DPF, por exemplo, ficava em 5 mbar na lenta e atingia um máximo de 110 mbar em plena carga, valores considerados normais. Testou o nível de fuligem, que estava em 2,62g, e já havia feito regeneração anteriormente. Volume de escape oscilando entre 90 e 100 m3 na marcha lenta e 800 e 900 m3 em plena carga. 

Informou ainda que o sensor de fluxo de ar na marcha lenta apresentava um valor em torno de 48 kg/h e 450 e 500 kg/h em plena carga. Informou ainda que a única coisa que se observa é que quando estava para acender a luz, havia uma diferença grande entre o valor teórico e o valor real de pressão do turbo, e destacou que em alguns testes de aceleração o valor teórico era de 2600 mbar e o valor real era de 1200, esse num exemplo, pois esse valor oscilava bastante.

Destacou que não apresentava folga nos eixos das turbinas, não tem óleo nas mangueiras do intercooler. Filtro de ar novo e tudo certo com as mangueiras de vácuo.

Informou ainda que para ele é algum defeito no gerenciamento das válvulas moduladoras, pois a primeira reclamação do cliente é que sempre ao desligar, essas válvulas fazem barulho de vibração, com duração de um ou dois segundos após desligar o motor. E sempre quando a caminhonete apresentava perda de potência, com a luz da molinha piscando, essas válvulas ficavam fazendo esse mesmo barulho de vibração constantemente, só parava o barulho ao se apagar os códigos de falha, ou desligar o motor, ligando-o em seguida.

E finalizou salientando que com o Scanner, são dois códigos que se revezavam quando dá a perda de potência, o P02CB “Sistema turbo pressão baixa” e o P0299 “Compressor do turbo, pressão baixa”.

Outro colega do fórum postou o link de uma dica de um especialista que havia pegado um problema similar para tentar ajudar o reparador. 

O reparador ao acessar o conteúdo disponibilizado, informou que já havia realizado esses testes. 

SOLUÇÃO: O reparador retornou informando que descobriu um problema de vedação na peça de plástico que é parafusada na turbina inferior, onde vai a mangueira do intercooler, fez teste de rodagem no veículo e o veículo não apresentou mais perda de potência. Agradeceu aos integrantes do fórum e finalizou o tópico como resolvido.

Comentários