Oficina Brasil


Conhecimento técnico e persistência são armas que o reparador deve utilizar no dia a dia

Qual reparador não passa por situações que comprometem a entrega do serviço? Isso ocorre por diversosmotivos, inclusive falta de informações técnicas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Qual reparador não passa por situações que comprometem a entrega do serviço? Isso ocorre por diversosmotivos, inclusive falta de informações técnicas. Temos notado no fórum do site do Oficina Brasil aquantidade de reparadores que postam dúvidas de manutenção do dia a dia da oficina e que procuramajudas de colegas, na esperança de que eles tenham tido o mesmo problema e solucionado o mistério.

Percebemos que, cada vez mais, as montadoras utilizam-se de artifícios para prender a manutençãodos veículos em suas concessionárias, numa tentativa de forçar o consumidor a fazer suas revisões emsuas redes.Resta ao reparador independente, que tem clientes fiéis que confiam na sua competência e talento,desvendar formas de atender a toda demanda de tecnologia. O conhecimento adquirido ao longo dos anos,em alguns casos, facilita o trabalho, porém, aprimorá-lo, criando ferramentas e procedimentos segurospara o processo, é o grande desafio.

Um dos casos de difícil solução na oficina é a realização de um procedimento de desmontagem doscabos de seleção de marcha da linha GM Meriva, Celta, Prisma, Corsa e Zafira, onde normalmente se faz necessária a utilização de uma ferramenta especifica utilizada apenas na rede concessionária da marca. O reparador Danilo Tinelli dividiu sua experiência conosco sobre este tema.Danilo percebeu que diversos reparadores não possuíam esta tal ferramenta e soltavam os caboscom o auxílio de chaves de fenda, procedimento que faz com que as travas se danifiquem e até fiqueminutilizadas. Com uma pequena peça, foi possível solucionar o problema.

PROCEDIMENTO
Para removermos os cabos de comando, siga os processos abaixo:

Selecione a chave adequada para a remoção do parafuso superior das alavancas de seleção (quepodem variar a medida de acordo com o veículo); (Foto 1)

Remova o parafuso; (Foto 2)

Foto 1 e 2

Usando as mãos, desencaixe as alavancas; (Fotos 3, 3A e 3B)

Foto 3, 3A e 3B
Com duas chaves de fenda pequenas, posicione uma na parte inferior como forma de alavanca, e aoutra na parte superior, com o intuito de afastar a trava de fixação do suporte fixo à transmissão; (Foto 4)

Foto 4
Remova a trava do suporte, para liberar o cabo respectivo;

O grande segredo! Com uma agulha de carburador, utilize a face com a abertura maior contra a facedo pino de trava das alavancas de comando; (Fotos 5 e 5A)

Foto 5 e 5A

Force o pino para que a agulha recolha as travas de fixação e libere o conjunto; (Foto 6)

Libere o conjunto para permitir que seja solto o segundo cabo de seleção; (Foto 7)

Foto 6 e 7

MONTAGEM
Para montarmos o conjunto, siga abaixo:
Pressione o pino de fixação contra a face de trava da alavanca; (Foto 8)

Posicione a primeira trava em sua sede; (Foto 9)

Foto 8 e 9
Posicione a segunda trava do cabo de seleção em sua sede;

Monte as alavancas e fixe o parafuso de montagem; (Fotos 10 e 10A)

Foto 10 e 10A

Comentários