Oficina Brasil


Carro elétrico iEV40 da JAC Motors chegou nas oficinas e causou um choque de tecnologia

Estamos iniciando uma nova fase no setor da reparação automotiva com a introdução do carro elétrico no mercado, estas foram as palavras dos nossos reparadores e o desafio é saber o que fazer neste carro

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A empresa JAC Motors está no mercado brasileiro desde 2011 e atualmente é a que apresenta mais opções de veículos elétricos, são cinco modelos, sendo três SUVs (iEV 20, 40 e 60), uma picape (iEV 330P) e um caminhão (iEV 1200T).

IEV significa Intelligent Electric Vehicle e o carro apresentado para os reparadores foi o iEV 40,  que utiliza a plataforma do T40, na prática foi removido o motor a combustão e foi instalado o motor elétrico, parece simples esta operação, mas vamos ver que precisamos voltar para a escola para nos preparar para esta nova fase  tecnológica dos carros.

O modelo iEV 40 importado da China e comercializado aqui no Brasil tem outra identificação em outros países, é o iEV7S, que tem a mesma configuração. 

A JAC Motors é representada aqui no Brasil pelo grupo SHC e a JAC é uma marca da Jianghuai Auto, iniciada em 1964, que fabrica e comercializa carros com a marca na China desde 2002. 

Por mais que a gente fique pensando que é uma empresa chinesa, é natural surgir algumas dúvidas sobre a qualidade do carro e mais ainda sobre uma tecnologia que é nova para todos reparadores, especialmente do Brasil, mas vale lembrar que existe uma união/Joint Venture entre a JAC e a Volkswagen para a produção de veículos elétricos, com investimentos na casa de 1 bilhão de euros.

Mesmo sabendo da sobrevida do motor a combustão, não há como negar que é preciso se preocupar em conhecer o funcionamento de um carro elétrico para evitar literalmente um choque tecnológico nesta fase de transição, na qual existem várias opções de motorizações e combinações, até chegar no elétrico puro.

Alguns profissionais que já fizeram algum curso básico sobre carros elétricos relatam que é assustador o nível de segurança que deve ser aplicado quando for fazer manutenção em um carro elétrico.

A razão deste cuidado elevado é a existência de circuitos de alta tensão que atingem 400 volts de corrente contínua e um motor trifásico que funciona com corrente alternada de 380 volts. Temos aqui fortes argumentos para voltar para a escola!

Até para dirigir um veículo elétrico puro é preciso antes de tudo ler o manual do carro, pois muitas partes e princípio de funcionamento e características do sistema são muito diferentes em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustível. 

O veículo é movido somente a eletricidade pura, que é a diferença mais importante entre os veículos a combustão. O veículo usa bateria para armazenar energia elétrica, portanto a carga da bateria deve ser suficiente para o percurso desejado. Quando a bateria de energia estiver baixa, deve ser carregada, caso contrário, o veículo pode parar, para isso tem dois métodos de carregamento: carga lenta e carga rápida.

A carga lenta sempre foi recomendada para as baterias de chumbo ácido de 12 volts de baixa tensão, utilizadas nos carros convencionais, no carro elétrico não é diferente para recarregar a bateria de alta tensão de 400 volts.

O carro vem com um kit de cabos e fonte de alimentação doméstica que pode demorar de 8 a 22 horas, dependendo do nível de carga da bateria. Também pode utilizar as estações de recarga de parede instaladas em shoppings, concessionárias e alguns pontos estratégicos em algumas estradas em alguns estados pelo Brasil. 

A carga rápida é a menos recomendada, pois aquece a bateria e compromete o seu tempo de vida útil, além de ser difícil de encontrar um local com este sistema de recarga gratuito. Na cidade de São Paulo tem um raro local para este tipo de recarga que fica na zona oeste da capital, no estacionamento da empresa ABB (Asea Brown Boveri), uma multinacional que desenvolve tecnologias e produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e redes elétricas.

No estacionamento da ABB, o iEV 40 teve que disputar espaço com um Tesla modelo 3 que utiliza dois motores elétricos, cujo proprietário disse que estava retornando da cidade de São José dos Campos, onde participou de um encontro de carros elétricos. Falando sobre carros elétricos ele disse que ficou empolgado com a nova tecnologia e aproveitou e comprou mais para a esposa, um Jaguar elétrico, somando os valores destes dois carros, temos um valor próximo de um milhão de reais, acho melhor voltar a falar do iEV 40 que custa menos de R$200.000,00 reais. 

O iEV 40 é equipado com duas baterias, sendo a bateria de energia (alta tensão), conhecida também como bateria de potência e tração, que é usada para acionar o motor, ar-condicionado, bomba de vácuo, aquecimento etc., localizada no assoalho e fabricada em íons de lítio.

A bateria secundária de 12V (baixa tensão), é usada para faróis, luzes em geral, multimídia, direção elétrica e outros sistemas elétricos de baixa tensão. Está localizada no compartimento do motor, e fabricada em chumbo-ácido.

A energia da bateria secundária de 12V é proveniente da bateria principal, que é recarregada quando o veículo é conectado à rede elétrica através do cabo com plugue de carregamento. Além disso, o veículo possui o sistema regenerativo de energia que recarrega a bateria principal quando o veículo desacelera ou freia, aumentando ou mantendo por mais tempo a autonomia. 

O veículo tem a função de pré-movimento, isto é, quando o veículo está em (READY) pronto para se locomover, basta mover a alavanca para “D” (Dirigir) ou para “R” (marcha a ré) e soltar o pedal de freio, lentamente o carro irá se movimentar sem que precise acelerar, para aumentar a velocidade é só acelerar mais.

O carro tem dois modos de condução, modo Padrão e modo ECO.

- Modo padrão. O veículo acelera de maneira suave e constante após pressionar levemente o pedal do acelerador. Nesse modo a regeneração será mais leve e a desaceleração menos intensa.

- Modo ECO. Entra em funcionamento quando a carga da bateria estiver abaixo de 95%. O ECO é uma função que otimiza a autonomia do veículo.

Os fatores de impedimento da expansão das vendas deste modelo de veículo estão nos valores de venda ainda elevados, limitação de autonomia e pontos de recarga que também ainda são escassos.

Com as mudanças de cenário deste setor que estão sendo anunciadas, teremos mais carros elétricos nas ruas, começando pelo estado de São Paulo, que terá rede de recarga ultrarrápida através de um consórcio para criar a primeira rede de recarga para carros elétricos.

O projeto prevê investimentos de R$ 32,9 milhões nos próximos três anos para a instalação de 30 pontos de recarga ou eletropostos nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt.

O investimento maior será injetado pela própria EDP (80%), os outros 20% serão das demais parceiras, enquanto a Asea Brown Boveri (ABB), Electric Mobility e Siemens serão responsáveis por fornecer a tecnologia de carregamento.

OFICINAS

Chegando no bairro da Mooca na cidade de São Paulo, onde os habitantes possuem costumes e até sotaque próprios, fomos bem recebidos na Mecânica do Gato, que já tem algum tempo de atividade na reparação automotiva, desde 1969.

O Sr. Juan está feliz por ver que os filhos (Cesar e Claudia) estão dando continuidade à sua empresa e tem até um neto para reforçar a equipe e garantir a continuidade tanto na segunda como na terceira geração da família Samos.

No dia da visita estavam o pai e o seu filho César, que ficaram curiosos com a presença de um carro 100% elétrico na oficina, não só eles, mas a equipe toda queria saber mais sobre o funcionamento do carro. 

Aproveitando a presença do carro na oficina, o Cesar providenciou para que o carro fosse colocado na rampa de alinhamento 3D e já foi verificar se era possível conferir se o carro estava em ordem.

Que bom que a JAC Motors colocou estas informações no manual do carro, afirmou o Cesar, isso facilita o trabalho de alinhamento na oficina e também já atualizou o banco de dados do equipamento. 

A oficina Mecânica do Gato está estrategicamente localizada em uma esquina com acesso pelas duas ruas, combinando as características de uma oficina autorizada Bosch com um espaço com características de centro automotivo, pois também representa a marca de pneus Goodyear.

Serviços executados na oficina: Injeção eletrônica, Troca de óleo e filtros, Sistemas de freios Balanceamento de rodas, Suspensão e direção Alinhamento de direção, Freios ABS, Pneus nacionais e importados, AirBag e Motor (www.mecanicadogato.com.br).

Na região oeste da capital de São Paulo, foi a vez da oficina Stop & Go Auto Reparo conhecer o carro elétrico da JAC Motors, Júlio é o proprietário, juntamente com sua equipe queria saber o que seria possível fazer de manutenção em um carro elétrico. Rapidamente o Alexandre pegou o celular e fez um vídeo de 360 graus no carro e disse: este vai para instagram da oficina para os clientes saberem que recebemos um carro 100% elétrico aqui na oficina.

Além de fazer serviços de mecânica e elétrica, a Stop & Go também realiza serviços de funilaria e pintura e o Alexandre questionou sobre o uso de equipamentos elétricos como solda, spotter e até a utilização de cabine de pintura, onde a temperatura atinge até 60 graus. O Lauro disse que basicamente se tomar os cuidados necessários, não haverá problemas.

Serviços oferecidos pela Stop & Go Auto Reparo: Funilaria e pintura, Oficina mecânica, Polimento técnico, Higienização, Martelinho de ouro, Autoelétrica, Cabine de pintura pressurizada e Laboratório de tintas (stopandgoauto.com.br)

Na região do bairro Moema, na zona sul de São Paulo, chegamos na Navega mecânica, uma empresa que está na segunda geração com os dois filhos do Sr. Humberto Navega, o Junior cuida da parte administrativa da empresa e o Marcelo ficou com a área mais fácil que é a parte técnica e atendimento aos clientes. 

Atualmente com dois galpões em uma das regiões mais cobiçadas de São Paulo pelo mercado imobiliário, a empresa Navega Mecânica foi fundada em 1968 por Humberto Navega, então com 30 anos de idade, já acumulava vasta experiência, que o tornou bastante conhecido na região.

Em 1976 houve mudança de endereço da oficina para a rua Gaivota, onde permanece até hoje, no mesmo bairro onde nasceu a empresa.

No ano de 1992 houve a sucessão na direção da empresa para os dois filhos que iniciaram uma nova gestão. A nova geração já atuava na reparação automotiva e administração da oficina há mais de 10 anos.

Com a segunda geração, a Navega Mecânica vem acompanhando constantemente a evolução tecnológica dos automóveis, ampliando sua experiência e acompanhando as mudanças do mercado de manutenção automotiva, ao longo de mais de 5 décadas de existência, tornando a Navega Mecânica em uma empresa altamente confiável e consolidada em seu segmento.

Continuar a Missão de oferecer excelência nos serviços prestados, com soluções ideais às necessidades de cada cliente.

Serviços oferecidos: Revisão, Consultoria automotiva, Ar-condicionado, Arrefe­ci­men­to, Suspensão e direção, Bateria, Freios ABS, Lubrificação, Airbag, Motor, Sistema elétrico e Câmbio (www.navegamecanica.com.br). 

Somando as idades das três oficinas, temos 123 anos gerando empregos, renda e acima de tudo, se abrir uma empresa já é um ato heroico, mantê-las abertas e em plena atividade por tanto tempo, é o maior exemplo de competência destes profissionais da reparação automotiva neste país.

Primeiras impressões

Com o iEV 40 dentro da Mecânica do Gato, não foi possível conter a curiosidade de toda equipe interessada mais em saber o que tinha no compartimento do motor do que ver o acabamento interno do carro. Foi interessante observar o Cesar e a sua equipe ao redor do carro quando ele disse: vocês lembram do curso básico sobre carros elétricos que vocês fizeram, então, hoje temos um carro elétrico aqui na oficina e para quem achava que isso poderia demorar, acabou se enganando porque as coisas acontecem muito rápido e o curso já está sendo útil.

Pelo fato do Lauro cuidar também da estética automotiva, assim que entrou no carro, gostou muito do acabamento interno que coloca a marca JAC Motors em outro nível de sofisticação. Para ele, além da tecnologia necessária para construir um carro totalmente elétrico, houve uma grande preocupação com o conforto dos usuários do carro.

Com a possibilidade da chegada dos carros elétricos nas oficinas mesmo que demore algum tempo, é preciso entender que a mudança não é apenas no carro, o cliente certamente também vai ter outro comportamento e precisamos ficar atento a tudo isso.

Na oficina Navega, o Junior ficou feliz em receber um carro elétrico puro, pois é o início de uma nova era na reparação automotiva, mesmo que a gente fique com um pouco de receio pelo fato de ser totalmente elétrico, isso é natural porque ainda não conhecemos como o carro funciona. Para o Junior, o carro tem um acabamento muito bom, bastante tecnologia disponível no painel e mais ainda no compartimento do motor, que é o que mais chama a atenção de todos.

Ao volante

Dirigir um carro novo sempre desperta a curiosidade em saber como o carro reage, mas dirigir um carro em que o segundo sentido mais utilizado foi dispensado, faz qualquer um repensar a forma de dirigir sem ouvir o ruído do motor e isso causa incômodo até se acostumar. Para o Cesar que tem aptidões esportivas e aeronáuticas, em que é necessário utilizar todos os sentidos humanos para controlar as máquinas, logo se adaptou e começou a perceber o desempenho do motor elétrico, que é muito diferente do motor a combustão. O carro passa a sensação de estar sempre pronto para acelerar e de forma bem rápida, lembrando até o comportamento de um carro esportivo, mas sem o barulho do motor gritando em alto giro.

Quando o Lauro entrou no carro, pisou no pedal do freio, acionou o botão de partida e parecia que nada tinha acontecido, logo questionou, será que o carro já está ligado?

A pergunta dele é normal porque realmente não se houve nada e neste momento é preciso utilizar os recursos visuais que estão disponíveis no painel de instrumentos, onde aparece uma mensagem “READY”, informando que o motor está ligado e pronto para se movimentar. Dirigindo pelas ruas próximas da oficina, o Lauro ficou surpreso com o conforto do carro, o acabamento requintado com detalhes em couro no painel e o mais empolgante foi a aceleração instantânea que o motor elétrico oferece. Para o Lauro, o carro elétrico possibilita uma nova forma de dirigir e novas sensações de prazer de estar ao volante. 

Na Mecânica Navega o Junior estava bastante atarefado e pediu para seu funcionário dirigir o carro, ele de imediato aceitou a difícil tarefa de testar o carro pelas ruas de Moema. Ao volante comentou, parece um carro automático, mas com reações bem diferentes, mais rápidas que não dá para comparar com outro carro com motor normal. Mesmo em ruas com irregularidades no piso, o carro passa muita segurança e conforto que completa com o silêncio que só o motor elétrico pode proporcionar.

De volta na oficina o Junior vendo a alegria do funcionário comentou, acho que alguém gostou de dirigir o carro e a resposta foi dada com nítido sim. Ainda ao lado do carro, o Junior apontou para a roda na direção da pinça de freio e falou, como tem freio, tem pastilha e algum dia vamos poder fazer manutenção. 

Motor

Para qualquer mecânico, o que mais desperta curiosidade em um carro novo é o motor e também saber como fazer a manutenção mesmo que seja básica como a troca de óleo e filtro.

Agora nesta nova era do setor automotivo, este conceito foi alterado e no caso do iEV 40, é melhor que os mecânicos por enquanto mantenham distância do motor elétrico.

Temos alguns motivos para isso, começando pela falta de conhecimento de uma tecnologia nova e o perigo de ser atingido por uma descarga elétrica de alta tensão. Estamos falando de uma corrente contínua de 400 volts que é a capacidade da bateria de alta tensão e o motor que funciona com corrente alternada trifásica de 380 volts. Parece que o mecânico de motor vai ceder a sua função para o eletricista de motor de alta tensão.

Como todos os mecânicos que tiveram a oportunidade de conhecer o iEV 40 ficaram curiosos para saber mais sobre o motor, já que tudo é novo, somente a concessionária tem algumas pessoas treinadas para fazer manutenção neste tipo de carro. Mesmo para a equipe da concessionária, eles ainda não têm o domínio pleno desta nova tecnologia. 

Câmbio

O iEV 40 não tem câmbio, ele apenas possui uma caixa redutora que aciona os dois semieixos que movimentam as rodas. Diferente do motor elétrico que deve ficar longe das mãos dos mecânicos, a caixa redutora vai precisar destas mesmas mãos para fazer a manutenção. Acreditem, esta caixa redutora tem óleo lubrificante e mais curioso é a viscosidade, 75W90. Este óleo tem que ser trocado em condições severas de uso, a cada 10.000 km ou 6 meses e as próximas trocas com intervalos de 20 mil km.

São consideradas condições severas de uso: 

• Operação constante em trânsito urbano com excessivo regime de anda-e-para; 

• Tração de reboque, serviços de táxi e similares; 

• Frequentes trajetos de curta distância; 

• Longos percursos em estradas com alta incidência de poeira (sem calçamento ou presença intensa de terra ou areia); 

• Andar em regime de alta rotação por período prolongado. 

Freio, suspensão e direção

O carro é elétrico, mas continua utilizando suspensão convencional, o freio é hidráulico com acionamento elétrico do freio de estacionamento e a direção é mecânica, mas na coluna tem um motor elétrico.

Para facilitar o entendimento do que é possível realizar manutenção em um veículo elétrico, a própria JAC Motors elaborou uma lista de componentes de desgastes naturais pelo uso frequente que poderão ser substituídas. • Amortecedores; • Molas; • Pivôs; • Terminais de direção; • Rolamentos; • Retentores; • Buchas; • Pneus; • Discos de freio; • Pastilhas de freio; • Palhetas dos limpadores dos vidros; • Coxins; • Relés; • Elementos filtrantes; • Mangueiras; • Guarnições de borracha em geral (portas, para-brisa e vidros);  • Lubrificantes; • Juntas de vedação do filtro; • Anéis de vedação do bujão de óleo; • Arruelas; • Aditivo da água do radiador; • Fluidos; • Fusíveis; • Lâmpadas; • Vidros.

Nossos reparadores sabem que é possível fazer manutenção mesmo em um carro elétrico, mas é preciso ter plena consciência dos cuidados a serem tomados antes de fazer qualquer tipo de serviço. 

Uma recomendação da JAC Motors é evitar qualquer intervenção no carro com o sistema de alta tensão e o sistema de baixa tenção ativados.

Como procedimento padrão aplicado em veículos elétricos, é preciso desligar a chave geral da bateria de alta tensão que fica na direção do console central no assoalho do banco traseiro. A chave geral está sob uma tampa fixada com velcro que ao levantar, é necessário utilizar uma chave de 10mm para remover 4 parafusos para acessar a chave geral. 

Destravando e levantando a chave geral, o passo seguinte é desligar a bateria de 12 volts que é responsável pelo fornecimento de energia de baixa tensão para o carro.

Mesmo com tudo desligado, é preciso esperar pelo menos 20 minutos para dar tempo para descarregar a energia armazenada nos capacitores, que são muitos neste tipo de carro.

Após a manutenção ter sido finalizada, o procedimento de religar é no sentido inverso, primeiro a bateria de baixa tensão e depois a chave geral da bateria de alta tensão.   

Elétrica, eletrônica e conectividade  

O que este carro mais tem são componentes elétricos e eletrônicos além dos sistemas de conectividade.

A parte elétrica está dividida em alta tensão e baixa tensão, tudo que estiver utilizando cabos alaranjados, é melhor manter se afastado por se tratar de alta tensão que opera com 400 volts.

O sistema de alta tensão pode ser em corrente contínua na bateria principal ou corrente alternada trifásica de 380 volts que alimenta o motor de tração do veículo, compressor do ar-condicionado, bomba de vácuo e o aquecedor da bateria.

O sistema de baixa tensão é alimentado pela bateria secundária de 12 volts que fornece energia para o painel de instrumentos, iluminação, limpador do para-brisas, multimídia, ventiladores. A recarga é feita pela bateria principal de 400 volts.

TECNOLOGIA

Câmera panorâmica 360º com visão 3D;

I-Pedal - Pedal acelerador inteligente, recarrega a bateria ao desacelerar;

Mirror Link (espelhamento de Android e iOS);

Sistema Keyless - Entrada e partida sem chave no veículo;

Bluetooth dianteiro;

Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com botão dedicado;

Tomada 12V;

Entrada USB dianteira;

Antena em formato de barbatana de tubarão;

Luz auxiliar de conversão;

Desembaçador do espelho retrovisor;

Direção elétrica;

Faróis e lanternas de neblina;

Faróis com regulagem elétrica de altura;

Faróis com acendimento automático;

Vidros one-touch nas quatro portas;

Vidros elétricos com sistema antiesmagamento nas quatro portas;

Piloto automático.

SEGURANÇA

EPB Freio de estacionamento eletromecânico;

Freio regenerativo;

Airbag duplo dianteiro

AutoHold (imobiliza o veículo ao pisar no freio por 2 segundos);

HSA - Hill System Assist;

TPMS - Sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus;

BOS - Brake Override System;

ESP - Electronic Stabillity Program;

ABS Bosh de 9th geração;

EBD - Electronic Brake Force Distribution;

DLR - Luzes diurnas em LED;

Veículo equipado com Alerta Sonoro para Pedestres - VSP;

Aviso de cinto não acoplado - motorista e passageiro dianteiro e traseiro;

Corte automático de alta tensão pós-colisão;

Desbloqueio automático das portas pós-colisão;

Retrovisores laterais com piscas.

Informações técnicas

Por ser um carro com nova tecnologia, as informações ainda estão confinadas à montadora e sua rede de concessionárias.

Motor 100% elétrico de 115 cavalos e torque de 270 Nm.

BATERIA

Capacidade total de energia da bateria - 40 Kwh;

Tipo de refrigeração da bateria de alta tensão: Líquida;

Autonomia (NEDC/KM): 300 km;

Interface de carregamento: Tipo 2 (Europeu);

Carregamento rápido em Eletroposto CC de 15% a 85%: 53 minutos;

Carregamento moderado em Wallbox CA de 15%-85%: 7 horas;

Carregamento lento doméstico CA de 0%-100%: 22 horas;

Tipo NCA - Óxido de Lítio Níquel Cobalto Alumínio;

Acompanha carregador portátil residencial 220V;

Acompanha cabo adaptador para estações de carregamento;

Garantia de 5 anos para a Bateria (Bateria para capacidade de até 75% de carga), para o Motor Elétrico e para o Controlador do Motor.

A capacidade da bateria de energia de Lithium em reter a carga, como em todas as baterias, diminui com o envelhecimento da bateria e sua utilização, que resulta na diminuição da autonomia se comparada à autonomia de um veículo novo. Isto é normal e esperado, e não indica uma falha do veículo ou da bateria de energia. Portanto não será coberto pela garantia a redução da vida útil da bateria.

Indicador de carga

O indicador de carregamento fica na parte superior central do painel de instrumentos, próximo do para-brisa dianteiro. Indica o estado de carregamento. 

Peças de reposição  

A JAC Motors utilizou a plataforma do T40 para produzir o iEV40, portanto, uma boa parte das peças são intercambiáveis, mas é importante observar que o sistema de freios e suspensão foram recalibrados para suportar o peso adicional das baterias. 

Nossos reparadores que conheceram o iEV40 têm plena consciência de que um carro elétrico tem pouca chance de aparecer em alguma oficina para fazer manutenção, mas se isso acontecer, o melhor a fazer é buscar informações e peças na rede de concessionários da marca.

Recomendações

O Cesar, o Lauro e o Junior foram unânimes em dizer que é possível fazer manutenção em um carro elétrico, mas tem que tomar todas as precauções para evitar um acidente que pode ser fatal pela presença da alta tensão.

Quando for substituir a bateria secundária de chumbo ácido de 12 volts, usar as mesmas especificações.

Se a bateria secundária de 12V estiver descarregada ou com carga baixa, não será possível realizar o carregamento da bateria principal de energia.

Outro detalhe importante observado pelos reparadores é que este carro não tem estepe, ele tem um kit de ferramentas para reparo do pneu, desde que o diâmetro ou comprimento do furo do pneu seja no máximo de 6 mm.

Tem que respeitar o limite de velocidade após o reparo, que não deve exceder 80 km/h e o líquido de vedação do pneu tem data de validade. 

Pensando em atender os futuros clientes de carros elétricos, é recomendável preparar uma tomada com tensão estável, que atende aos requisitos das especificações 220 volts e 16 amperes. 

 

Comentários